WSBK, Portimão, Corrida 1: Toprak Razgatlioglu voa para a vitória no Algarve

By on 8 Outubro, 2022
WSBK, Portimão, Corrida 1: Toprak Razgatlioglu voa para a vitória no Algarve thumbnail

Toprak Razgatlioglu conquistou a vitória na Corrida 1 em Portimão, enquanto o líder do mundial de SBK, Álvaro Bautista, bateu Jonathan Rea na luta pelo segundo posto.

Após um grande acidente na corrida das Supersport 300 (WSSP300) que resultou no transporte de helicóptero de Victor Steeman para o Hospital com politraumatismo e ferimentos na cabeça , a corrida de abertura das SBK de Portimão foi interrompida após um longo atraso de mais de uma hora.

Com uma nova distância de corrida de 14 voltas em vez das 20 originais agendadas, Alex Lowes aproveitou ao máximo o seu ritmo inicial para chegar ao segundo lugar longe de Razgatlioglu na curva cinco.Rea manteve a liderança depois de uma grande partida, enquanto Álvaro Bautista perdeu um lugar, de quarto para quinto. Continuando a liderar na frente, apesar de Razgatlioglu estar a aproximar-se, Rea manteve-se consistente com os seus tempos por volta, algo que Lowes não conseguia, vindo a perder o terceiro e quarto lugares para Axel Bassani e Bautista. Deu-se então o abando de Hafizh Syahrin, já que o ex-piloto de MotoGP teve problemas técnicos. 

Na 5ª volta, Razgatlioglu despojou Rea da posição do primeiro lugar com uma passagem brilhante na curva 1. Perdendo de imediato o contacto com o turco, Rea ficou então sob a pressão das Ducati de Bassani e Bautista que se aproximaram do hexacampeão do mundo de SBK.

Bautista supreendeu pouco depois Bassani e subiu a terceiro, começando gradualmente a aproximar-se de Rea e Razgatlioglu. Na 8ª volta, o espanhol da Ducati partiu para a luta com Rea e após uma ultrapassagem fácil para o segundo lugar, dexou rapidamente o norte-irlandês a quase nove décimos, porém, a luta pela vitória era uma outra história.

Líder tranquilo, Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha Brixcom) chegaria às últimas voltas com uma vantagem de 1,4 segundos sobre Álvaro Bautista (Ducati Aruba.it). O #19 da Ducati anda conseguiu diminuir essa diferença para quase meio segundo, mas o campeão do mundo tinha o triunfo assegurado na primeira corrida. Jonathan Rea subia ao pódio no terceiro lugar na frente de Axel Bassani (Ducati) e Alex Lowes (Kawasaki), numa luta sem tréguas no final. Pior sorte teve Scott Redding (BMW) que caiu na curva cinco na volta final, perdendo o sétimo lugar. Andrea Locatelli terminou na sexta posição à frente do melhor piloto da Honda, Xavi Vierge, com francês Loriz Baz (BMW Bonovo) e o norte-americano Garrett Gerloff (Yamaha GRT) a fecharem o top-10.

Amanhã, a ação em Portimão é retomada com o Warm-up (09h00), seguida da Superpole Race (11h00) e da segunda Corrida das SBK (14h00).

You must be logged in to post a comment Login