WSBK, Indonésia, Corrida 1: Bautista domina, drama para Rea

By on 4 Março, 2023
WSBK, Indonésia, Corrida 1: Bautista domina, drama para Rea thumbnail

Uma corrida 1 espetacular de Superbike foi o que se viu no circuito de Mandalika. Álvaro Bautista venceu com confiança, as Yamaha de Toprak Razagatlioglu e Andrea Locatelli completaram o pódio, e mais atrás desenrolou-se  o drama com Jonathan Rea em grandes dificuldades no final da corrida.

Antes da corrida 1 do Campeonato do Mundo de Supersport, o clima na ilha de Lombok tornou-se mais amistoso. O vento forte diminui e as nuvens ameaçadoramente escuras só podiam ser vistas de longe. Mas a temperatura abafada era de 31 graus Celsius.

Da pole position, o piloto da Yamaha Toprak Razgatlioglu largav à frente do seu companheiro de equipa Andrea Locatelli e de Álvaro Bautista com a Ducati. A segunda fila era composta por Michael Rinaldi (Ducati), Loris Baz (BMW) e Axel Bassani (Ducati). Jonathan Rea (Kawasaki) vacilou na Superpole e foi posteriormente penalizado por três posições para o 8º da grelha.

O estreante em Superbike Domi Aegerter (GRT Yamaha) qualificou-se em 12º da grelha, ao lado de Xavi Vierge em 13º como melhor piloto da Honda. Philipp Öttl (Go Eleven Ducati) conseguiu apenas o 15º lugar na Superpole. Remy Gardner (GRT Yamaha) e Eric Granado (Honda) não largaram devido a uma doença gastrointestinal. Tom Sykes partia de 17º com a Kawasaki.

Filme da corrida

O turco Razgatlioglu inicialmente assumiu a liderança após a partida, mas perdeu-a para Bautista na 5ª volta. O campeão mundial com os tempos de volta mais rápidos afastou-se com confiança do resto do pelotão e garantiu a primeira vitória da Ducati em Mandalika com uma vantagem de 4,8 segundos. Mas o espanhol também teve sorte, porque logo na primeira volta quase foi derrubado pelo companheiro de equipa Michael Rinaldi, que travou tarde demais e caiu. Com o segundo lugar, Razgatlioglu tirou o máximo proveito da primeira corrida, o terceiro foi o seu companheiro de equipa na Yamaha, Andrea Locatelli.

Em quarto lugar, Axel Bassani voltou a ser o melhor piloto independente, enquanto o piloto da Go Eleven Ducati ficou com o segundo lugar por momentos. O drama deu-se a seguir quando o desgaste dos pneus se tornou perceptível no meio da corrida. Loris Baz não conseguiu aproveitar a boa posição inicial. Na largada, o francês ficou muito atrás e terminou em décimo primeiro. O melhor piloto da BMW foi Scott Redding em 9º lugar, depois Michael van der Mark. O holandês manteve o ritmo ao longo da corrida e estabeleceu um dos melhores tempos de volta a meio da corrida. Depois de uma corrida forte, o piloto de 30 anos cruzou a linha de chegada num excelente sexto lugar. Destaque para o quinto lugar de Danilo Petrucci, com a Ducati da Go Eleven.

A Honda também conseguiu um resultado conciliador com Xavi Vierge no 7º posto. A Kawasaki, por outro lado, experimentou um desastre com Jonathan Rea e Alex Lowes em 9º e 10º lugar, uma constatação assustadora para o recordista mundial: Não foi azar, as outras equipas e pilotos fizeram um trabalho melhor!

Tal como em Phillip Island, Dominique Aegerter teve o prazer de ultrapassar Rea nos instantes finais da corrida. O estreante terminou com a sua Yamaha no 8º lugar. Rea e Lowes acabariam a corrida ultrapassados por vários pilotos nomeadamente na última volta por Dominique, um desastre absoluto para a equipa de Akashi!

A quarta vitória de Bautista na temporada de 2023 significa que ele agora está numa série de vitórias de seis corridas que se estende até Phillip Island em 2022, enquanto ele também conquistou sua primeira vitória com a Ducati em Mandalika. A Ducati também está a aproximar-se de um recorde histórico, já que o fabricante italiano agora tem 396 vitórias no WorldSBK. A quarta consecutiva de Bautista significa que ele se torna o primeiro piloto a ter duas sequências consecutivas de quatro vitórias no início de uma temporada. Excelente!

CORRIDA 1 SUPERBIKE – MANDALIKA

1.Álvaro Bautista (E)Ducati
2.Toprak Razgatlioglu (TR)Yamaha+ 4,809 seg
3.Andrea Locatelli (I)Yamaha+ 6.586
4.Axel Bassani (I)Ducati+ 8.871
5.Danilo Petrucci (I)Ducati+ 11.667
6.Michael x Mark (NL)BMW+ 12.685
7.Xavier Viergé (S)honda+ 13.610
8º.Dominique Aegerter (CH)Yamaha+ 13.961
9.Jonathan Rea (Reino Unido)Kawasaki+ 14.454
10Alex Lowes (Reino Unido)Kawasaki+ 14.590
11.Loris Baz (F)BMW+ 16.431
12.Iker Lecuona (E)honda+ 16.793
13.Philipp Öttl (D)Ducati+26.167
14Garrett Gerloff (EUA)BMW+ 30.580
15Lorenzo Baldassarri (I)Yamaha+ 35.520

You must be logged in to post a comment Login