MotoGP, Seis vezes campeão mundial Jim Redman celebra o 90.º aniversário
Jim Redman celebra hoje o seu 90.º aniversário. No início de 1960, Redman era o primeiro piloto com seis títulos mundiais e 45 vitórias em Grandes Prémios, todas na Honda.
Redman nasceu a 8 de novembro de 1931 em West Hampstead, Londres. Cresceu em circunstâncias modestas, com três irmãos, tendo ficado sem ambos os pais aos 17 anos. A partir daí, ele e a sua irmã mais velha, tomaram conta da família. Redman saiu depois para a Rodésia, onde ganhou dinheiro suficiente para sustentar a família à distância.
Devido às suas conexões de amizade e de negócios com John Love, Redman entrou no desporto motorizado, ganhando várias corridas na Rodésia e na África do Sul, nomeadamente com o título sul-africano em 350cc em 1957. Em 1958, foi correr para a Europa, tendo a sua primeira experiência numa equipa de fábrica em 1960, passando a correr permanentemente nessa equipa (Honda) em 1961, conseguindo a primeira vitória em Spa-Francorchamps. Em 1962, sagrou-se campeão mundial das categorias de 250 e 350cc. No ano seguinte, defendeu os títulos e, nos dois anos seguintes, ganhou o de 350cc. Em 1964, Redman foi também reconhecido como “Membro do Império Britânico” pela rainha de Inglaterra.
Acabou por se retirar em 1966, depois de um acidente em Spa a mais de 160 quilómetros por hora, em que partiu o pulso. Foi operado várias vezes à anca, o que lhe dificultou a condução e a própria mobilidade. Jim vive hoje em Bradford on Avon, perto de Bristol.
You must be logged in to post a comment Login