MotoGP, Sebastian Risse (GasGas Tech3): “O Augusto entendeu rapidamente a moto, os pneus e a categoria”

By on 14 Fevereiro, 2023
MotoGP, Sebastian Risse (GasGas Tech3): “O Augusto entendeu rapidamente a moto, os pneus e a categoria” thumbnail

O calor, humidade e velocidade de Sepang – casa do Grande Prémio da Malásia – foi o palco habitual para as primeiras voltas da acção do MotoGP em 2023. As equipas reuniram-se para três dias de testes para a próxima temporada e a GasGas Factory Racing Tech3 revelou as GasGas RC16 ainda com a sua pintura de test, antes do lançamento oficial da equipa em Espanha, no próximo dia 4 de março.

Na talentosa equipa da Tech3, foram importantes as considerações dos espanhóis Pol Espargaró (agora com dez temporadas na categoria rainha) e pelo único estreante de MotoGP em 2023, o atual campeão mundial de Moto2, Augusto Fernandez, sobre as alterações introduzidas na ciclística e eletrônica para a versão mais recente do protótipo de corrida. Foram ainda analisadas diferentes soluções aerodinâmicas na busca pelo melhor compromisso entre velocidade máxima, downforce e características de manuseamento da nova moto.

Uma agenda lotada significou que os tempos de volta completos não foram a prioridade depois de um hiato de três meses no inverno.

Pol Espargaró terminou os três dias (ocasionalmente chuvosos) com o 13º mais rápido.  “O último dia foi o nosso melhor dia. Tentamos as coisas ‘maiores’, como parâmetros do motor que eram muito importantes e também aerodinâmica e fiquei feliz com o que descobrimos. Quero dar os parbéns ao departamento de motores da GasGas porque eles têm trabalhado muito e as melhorias são muito boas. Tenho a sensação de que fizemos nosso dever de casa. Fizemos as coisas certas na hora certa e espero mostrar isso em Portimão. O próximo teste será sobre refinar o acerto e trabalhar nas pequenas coisas da moto antes do primeiro Grande Prémio.” Já Augusto Fernández continuou a adaptar-se ao maior desafio do MotoGP e foi 22º.

Nico Goyon, team manager da equipa, comentou: “Foi bom voltar às aulas depois de um longo inverno! Foi um teste muito intenso e vimos um grande esforço da fábrica neste período. A lista de peças era enorme e, quando vimos o plano pela primeira vez, sabíamos que seria difícil fazer tudo, mas conseguimos superar tudo, por isso foi um ótimo trabalho da equipa e dos pilotos e um grande obrigado a eles. Agora temos uma ideia muito melhor de qual será a moto para o início da temporada, tanto para o Pol quanto para o Augusto. O Pol traz uma grande contribuição para o desenvolvimento com base na sua experiência passada. Ter esse ritmo e experiência, significa que poderemos mergulhar rapidamente nas partes de teste e fazer um bom progresso no início da temporada”.

Quanto a Sebastian Risse, director-técnico da equipa, mostrou-se supreendido com o trabalho do estreante Augusto Fernandez“Ele tem muita energia para fazer todo o tempo de pista e saiu-se muito bem tentando entender a moto, os pneus, a categoria.”

A segunda ida para pista da GasGas Tech3 na preparação para o MotoGP acontecerá de 11 a 12 de março no Autódromo Internacional do Algarve, o mesmo local que sediará a data de abertura do campeonato do mundo de 21 etapas, duas semanas depois.

You must be logged in to post a comment Login