MotoGP, Maverick Viñales sobre a morte de Victor Steeman: “A Supersport 300 é uma categoria inútil”

By on 13 Outubro, 2022
MotoGP, Maverick Viñales sobre a morte de Victor Steeman: “A Supersport 300 é uma categoria inútil” thumbnail

Após alguns meses de trégua, o motociclismo voltou a sofrer uma tragédia no último fim de semana. O piloto holandês Victor Steeman morreu em Portimão durante a primeira corrida de Supersport 300, após um grave acidente com José Luis Pérez. Esta quinta-feira foi observado um minuto de silêncio na Austrália em homenagem a ele e a Phil Read .

Uma das opiniões mais perseguidas em Phillip Island foi a de Maverick Viñales , que há um ano perdeu o seu primo, Dean Berta Viñales , noutro acidente na categoria Supersport 300. Viñales não parou de explicar tudo o que pensa sobre uma categoria que se tornou perigosa demais.

São motos que pesam como uma MotoGP e têm uns travões de merda”

“A Supersport 300 é uma categoria inútil. São motos que pesam 160 quilos, têm velocidade zero e que junta 30 pilotos na pista. O problema são as motos, que pesam como uma MotoGP, têm travões e quadro de merda”, destacou Viñales.

Steeman morreu na passada terça-feira, após três dias a lutar pela vida no hospital de Faro. O holandês caiu durante a corrida de sábado com o azar da moto de Pérez lhe ter acertado na cabeça.

“A primeira vez que cheguei às 125 cc, sem talento era impossível vencer ou seguir os outros. Na Supersport 300 tens motos que ultrapassam os 140 km/h e é impossível fazer a diferença . E claro, se alguém cair à tua frente, não consegues desviar-te”, comentou Viñales.

Dean Berta Viñales, primo de Maverick, morreu após um acidente muito semelhante. Ele caiu da Yamaha, ficou no meio da pista no meio de uma curva e o grupo perseguidor não conseguiu evitá-lo. “Na época disse à minha família que não era uma boa categoria , que não seria bom para ele correr lá.”

“Na Supersport 300 não podes fazer a diferença. O problema é a categoria, não os piloto que lá correm. De certa forma, é algo que está a começar a acontecer também na Moto3. Há anos atrás isso não acontecia. Se continuar assim, muitas outras coisas vão acontecer, não são motos de corrida, e isso é um problema”, conclui.

Uma nova temporada das Supersport 300 terminou em Portimão, mas é cada vez mais evidente que a Dorna e o WSBK devem fazer algo com esta categoria, se possível já em 2023.

You must be logged in to post a comment Login