MotoGP: Jonas Folger torna-se o terceiro piloto de testes da KTM
A temporada 2023 da MotoGP começa no domingo com o teste de shakedown em Sepang. Além de Dani Pedrosa e Mika Kallio, o alemão Jonas Folger, de 29 anos, também estará em ação como piloto de testes da Red Bull KTM.
A Red Bull KTM conta agora com um trio de pilotos na equipa de testes, estando ainda sob contrato Mika Kallio, que é piloto de testes da KTM desde 2015, e Dani Pedrosa, que se juntou ao projeto em 2019.
Com cinco vitórias em Grandes Prémios, Jonas Folger testou a RC16 no final do outono e agora é o piloto oficial de testes de MotoGP da KTM. O fabricante austríaco confirmou isso um dia antes do início do teste shakedown em Sepang (5 a 7 de fevereiro) .
“O Jonas é um piloto de teste optimo para nós”, diz o diretor da KTM Motorsport, Pit Beirer. “Ele mora a 40 minutos de nossa fábrica. Envolvê-lo neste tópico como piloto de testes – quem sabe o que o futuro trará.”
“Como também desenvolvemos os nossos próprios amortecedores com a WP, é claro que eles também querem tempo de pista e pilotos rápidos.”
Folger é significativamente mais jovem que Pedrosa e Kallio. O finlandês Kallio nasceu em 1982. Pedrosa nasceu em 1985 e Folger nasceu em 1993. O alemão é da mesma geração de Marc Márquez e até alguns meses mais jovem que o múltiplo campeão mundial.
“Jonas é um piloto de testes extremamente rápido. Assim que subiu para a moto foi muito rápido. Fez logo bons tempos de volta e também fez boas declarações. Agora vamos ver o que ele pode contribuir para o projeto”, enfatizou Pit Beirer. “O Jonas parou de correr no MotoGP porque talvez a pressão das corridas fosse um pouco demais para ele”, completou.
Porque o passado recente mostrou que um piloto de testes também pode vir a fazer várias corridas (Stefan Bradl disputou inúmeras corridas a substituir Marc Marquez, e Cal Crutchlow também disputou dez Grandes Prémios como reserva nos últimos dois anos), poderá Jonas Folger vir a fazer algumas corridas como wildcard?
“Também estamos a tentar preparar o Jonas Folger para isso”, disse Francesco Guidotti. “Sabemos que podemos contar com o Dani [como piloto reserva]. Mas se ele quiser, o Jonas pode pilotar também.” Aragon em 2017 foi a última corrida de MotoGP do ex-piloto alemão.
You must be logged in to post a comment Login