MotoGP, Cinco conclusões dos testes de Sepang

By on 13 Fevereiro, 2023
MotoGP, Cinco conclusões dos testes de Sepang thumbnail

Estão concluídos os testes de pré-temporada em Sepang, na Malásia, com as equipas a testarem nesse circuito nos últimos três dias. Algumas saíram mais satisfeitas do que outras, mas há várias coisas que se podem retirar. O MotoGP chegou a cinco conclusões.

Começando pela Yamaha, há sensações mistas. O ponto mais positivo para Fabio Quartararo e Franco Morbidelli é que a equipa parece ter dado um grande passo em frente relativamente ao motor. Esse foi um dos principais pontos de Sepang. Contudo, quando saiu para a pista para efetuar time attacks com pneus novos, Quartararo disse que o ritmo era “um desastre”, sem saber muito bem porquê. A Yamaha terá de tentar resolver este assunto em Portimão, sob pena de sofrer nas qualificações ao longo da época.

Na Honda, destaca-se o aparente regresso à boa forma física de Marc Márquez. Tendo passado pelo par de anos mais difícil da sua carreira, Márquez fez um total de 149 voltas ao longo dos três dias, admitindo que o importante a retirar do teste é mesmo a sua condição física. “Senti-me bem, consegui conduzir de forma normal”, disse, no final do teste, o que constitui uma boa notícia para o piloto, para a Honda e para o MotoGP em geral.

Não se pode falar dos testes de Sepang sem falar de Luca Marini, que já tinha sido o mais rápido nos testes de Valência. Ontem, fez a segunda volta mais rápida de sempre no Circuito Internacional de Sepang. Marini permanece na GP22 e tem o talento para conseguir resultados assinaláveis de forma regular, dizendo que está pronto para fazer isso mesmo.

A Aprilia também teve um teste positivo, com um terceiro lugar para Maverick Viñales e um sexto posto para Aleix Espargaró. Ambos os pilotos tinham feedback positivo, com Viñales em particular a sentir que o novo pacote se adequa mais ao seu estilo, faltando saber se conseguem voltar a lutar pelo título. Também foi um teste positivo para Raúl Fernández e Miguel Oliveira, com Fernández a terminar a apenas quatro décimos de Espargaró. O team principal Paolo Bonora confirmou que vem uma nova especificação de motor para os testes de Portimão.

Por fim, parece que o MotoGP em si está ainda mais rápido. Enea Bastianini fez o melhor tempo nos testes de 2022 com 1:58.131, sendo que, desta vez, houve três pilotos (Marini, Pecco Bagnaia e Viñales) a andarem ainda mais rápido, sendo que os dois italianos entraram na casa do segundo 57. Resta saber o que vão fazer as equipas no Algarve, nos dias 11 e 12 de março.

You must be logged in to post a comment Login