MotoGP, Anunciadas alterações ao regulamento desportivo e técnico
A Comissão de Grandes Prémios anunciou hoje um conjunto de alterações aos regulamentos técnico e desportivo, na sequência de uma reunião realizada em Losail, no dia 4 de março. Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, Paul Duparc (FIM), Hervé Poncharal (IRTA) e Biense Bierma (MSMA) decidiram-se pelas seguintes medidas:
No que toca ao regulamento desportivo, foi decidido redefinir as situações em que certas bandeiras e painéis de luzes definem falta de aderência. Assim, a bandeira amarela e vermelha às listas significa que a adesão na parte da pista onde a bandeira é mostrada é reduzida por um qualquer motivo que não tenha a ver com chuva (óleo, gravilha, relva ou detritos). Esta bandeira deve ser mostrada no posto do marshal junto à pista.
Já a bandeira branca com uma cruz vermelha na diagonal significa que existem gotas de chuva a cair em determinada secção da pista, incluindo chuva que afeta o traçado. Esta bandeira deve ser mostrada pelo marshal.
No regulamento técnico, as alterações têm em vista o Moto2 e o Moto3. Nesse sentido, para facilitar a introdução de um sistema automático de aviso para pilotos que se aproximem do local de uma queda, vai ser necessário fazer certas modificações às componentes eletrónicas. Estas alterações só serão efetivas a partir de 2023. Contudo, o desenvolvimento da tecnologia acontecerá também em situações de corrida em 2022.
You must be logged in to post a comment Login