MotoGP, 2022: Um ‘erro de cálculo’ tramou o GP do Japão

By on 8 Julho, 2022
MotoGP, 2022: Um ‘erro de cálculo’ tramou o GP do Japão thumbnail

A prova do GP do Japão de MotoGP, não terá os primeiros treinos livres na sexta-feira, simplesmente porque alguém errou no agendamento das provas, colocando a prova de Aragon praticamente em cima da corrida no circuito de Motegi.

O Grande Prémio do Japão de MotoGP não terá as primeiras sessões de treinos livres na sexta-feira. O TL1 foi suprimido devido à proximidade das datas com o Grande Prémio de Aragon, que termina apenas quatro dias e meio antes. Assim, os pilotos das categorias pequenas terão menos tempo para se adaptarem ao circuito.

Uma situação parecida aconteceu no GP da Argentina , quando nem sequer foi possível filmar na sexta-feira e o Grande Prémio ficou concentrado no sábado com os treinos livres e qualificação, e no domingo com as corridas. Mas acontece que no Japão, mais do que azar se deve a um planeamento incompreensível.

E é que no calendário de MotoGP de 2022, alguém colocou os Grandes Prémios de Aragon e do Japão consecutivamente, algo que parecia uma má ideia na época, e que agora foi confirmado. Uma deslocação de mais de 10.000 quilómetros, um fuso horário contra e pouco mais de 4 dias entre uma e outra para deslocar motos, equipamento e pilotos, parece quase um tarefa irrealizável e com pouco sentido. Portanto, no mínimo, alguém se equivocou.

Recordemos que entre a Indonésia e a Argentina houve uma pausa de uma semana, e mesmo assim o material não chegou a tempo, embora nesse caso tenha sido devido à falha de um avião.

O mais estranho de tudo isto é que duas semanas separam a corrida de Misano e a prova de Teruel no Motorland – 4 a 18 de Setembro – o que daria perfeitamente para recuar em uma semana a data da corrida espanhola, evitando este sarilho em Motegi. Assim, não é difícil entender que alguém se enganou na elaboração do calendário de 2022. Felizmente para o MotoGP, haverá meia hora extra de treinos na sexta-feira.

You must be logged in to post a comment Login