Moto2, Austrália, Corrida: Recital de Alonso Lopez na terra dos cangurus

By on 16 Outubro, 2022
Moto2, Austrália, Corrida: Recital de Alonso Lopez na terra dos cangurus thumbnail

Depois da primeira volta o madrileno de 20 anos de idade desapareceu do campo de visão dos adversários para liderar e vencer o Grande Prémio da Austrália de Moto2. Pedro Acosta e Jake Dixon completaram o pódio, numa corrida para esquecer por parte do líder do mundial Augusto Fernandez.

Para a corrida de 25 voltas aos 4448 metros do circuito australiano que este ano regressa ao calendário de MotoGP, a primeira linha da grelha tinha as duas Speed Up Boscuscuro do ‘polesiter’ Fermín Aldeguer e de Alonso Lopez ao lado do líder do mundial Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo).

 Tony Arbolino e Alonso Lopez dicutiram a liderança do pelotão na curva 1, com Lopez a assegurar o primeiro lugar na frente de Aldeguer, Arbolino, Augusto Fernandez e Pedro Acosta. Ai Ogura, segundo no mundial vinha num distante 14º lugar depois de dois dias pouco positivos para o japonês em Phillip Island.

Alonso Lopez que liderava mas sabia que tinha de cumprir uma Long Lap, de forma inteligente ganhou uma margem suficiente sobre os perseguidores para cumprir a penalização e manter o primeiro lugar… Fantástico! Cumpridas 4 voltas, o espanhol  tinha dilatado para 2,5 segundos a vantagem sobre o segundo classificado, Tony Arbolino que viria a cair na curva 1. Antes disso, mais drama com as quedas de Jorge Navarro que caiu no meio da pista e foi literalmente atropelado por Simone Corsi. O espanhol foi prontamente assistido e saiu de maca.

Ai Ogura muito atrasado

Com a queda de Arbolino, ficava caminho livre para Pedro Acosta e Augusto Fernandez nas duas motos da Red Bull KTM Ajo, mas incapazes de acompanhar o ritmo fortíssimo do líder Alonso Lopez. Filip Salac, Cameron Beaubier, Jake Dixon, Aron Canet e Fermín Aldeguer completavam os oito primeiros a 16 voltas do final. Com a sua terceira posição e Ai Ogura atrasado em 13º, Augusto Fernandez pode ter o seu primeiro match-point para o título dentro de uma semana em Sepang.

Celestino Vietti caia pela sétima vez este ano numa corrida, na curva 6, Dixon e Beaubier vinham em disputa pela 4ª posição com vantagem para o britânico da GASGAS, na frente do espanhol Manu Gonçalvez – surpreendente em sexto com Yamaha VR46 Master Camp.

Drama para Augusto Fernandez

A 10 voltas do final e em luta com Pedro Acosta, Augusto Fernandez perde a frente da KTM Ajo e cai, pelo que a luta pelo titulo de Moto2 parece definitivamente adiada para a final em Valência. Na frente da corrida desde o início segue Alonso Lopez a 5 voltas do final, controlando os três segundos de vantagem sobre Acosta que tem 4,5 segundos de vantagem sobre o terceiro Jake Dixon. Segue-se Beaubier, a perder muito terreno para Aldeguer, Jeremy Alcoba, Manu Gonzales e Somkiat Chantra. A 2 volta do final, Aldeguer supera o americano Beaubier que desce para sétimo. Ai Ogura sobe posições aproveitando os diversos abandonos para terminar em décimo primeiro.

No final, Alonso Lopez celebra a vitória oferecendo as suas luvas ao público, bate Acosta por uma margem confortável e prepara-se para festejar a sua segunda vitória do ano, numa temporada em que não somou qualquer ponto nas primeiras sete provas. Mas em Phillip Island, os rivais só o viram pelas costas! Apesar do seu desempenho modesto.

O japonês Ai Ogura assumiu a liderança do campeonato com 3 pontos e meio sobre Augusto Fernandez.

   

You must be logged in to post a comment Login