Michelin, Antin e Enviro vão construir a primeira fábrica de reciclagem de pneus na Suécia
A Michelin anunciou o seu recente acordo com a Antin e a Enviro para a construção da primeira fábrica de reciclagem de pneus usados na Suécia.
Com uma capacidade de reciclagem de cerca de 35 mil toneladas de pneus por ano, criará até 40 empregos na comunidade local. A empresa conjunta formada em março de 2023 por Antin (acionista maioritário) e Enviro, com o objetivo de construir várias fábricas de reciclagem na Europa, anuncia a sua decisão final de investimento para construir a sua primeira fábrica de reciclagem de pneus usados em Uddevalla (Suécia).
O projeto já obteve todas as licenças e autorizações ambientais e de construção necessárias. A construção da fábrica já foi iniciada e deverá estar operacional em 2025. Além de obter financiamento para a construção da fábrica, a joint venture assinou uma série de contratos plurianuais para o fornecimento de pneus em fim de vida, bem como negro de fumo e óleo de pirólise provenientes de reciclagem. Neste contexto, a Michelin continua a apoiar proativamente o desenvolvimento de ecossistemas de reciclagem de pneus.
O volume de pneus que chegam ao fim do seu ciclo de vida e são descartados continuou a aumentar, atingindo 3,5 milhões de toneladas por ano só na Europa. Os principais materiais produzidos por este inovador método de reciclagem desenvolvido na Scandinavian Enviro Systems são o negro de fumo e os óleos recuperados, que podem ser reaproveitados na fabricação de pneus e na indústria petroquímica. Ao substituir o negro de fumo virgem por material reciclado produzido pela joint venture, é possível reduzir as emissões provenientes do uso do negro de fumo convencional em mais de 90%.
0 comments