GP Catalunha MotoGP: Espetacular vitória de Miguel Oliveira

By on 6 Junho, 2021
GP Catalunha MotoGP: Espetacular vitória de Miguel Oliveira thumbnail

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) venceu o GP da Catalunha, tendo estado quase toda a corrida na liderança da corrida. O português da KTM teve como principal adversário Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) na luta pelo primeiro lugar, mas lutou pela vitória na última volta com Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), que apresentou um bom ritmo no fim da prova.

Oliveira chegou ao segundo posto ainda na curva 1, tendo perseguido o australiano Jack Miller (Ducati Lenovo Team) nas voltas iniciais da corrida e a partir daí só teve Quartararo como principal adversário. Ainda perdeu a primeira posição cerca de uma volta, mas voltou à liderança aproveitando a velocidade da sua moto na reta da meta.

Nas voltas finais da corrida Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) ultrapassou Quartararo, que tinha problemas com o seu fato protetor e que perdeu muito tempo e lutou pelo terceiro posto com Miller.

Filme da corrida:

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) saiu da pole position para as 24 voltas do GP da Catalunha em MotoGP. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) qualificou-se em 4º, naquela que foi a sua melhor posição alcançada até agora. O português saiu para a corrida com pneus duros na frente e na traseira da KTM RC16.

Ainda antes da corrida, Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) caiu, sem consequências físicas para o piloto, tendo a Pramac Racing que preparar a segunda moto para o espanhol a cerca de 20 minutos do início da corrida. Martin teve de sair para a volta de aquecimento do pit lane e largar para a corrida atrás do pelotão. 

A corrida começou com uma grande largada de Miguel Oliveira, que na travagem para a curva 1 passou para o segundo posto, logo atrás de Jack Miller (Ducati Lenovo Team). Fabio Quartararo baixava para terceiro. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) subiu ao terceiro posto,ultrapassando Quartararo quando este travou tarde e alargou a trajetória. Na mesma altura, Oliveira ultrapassou Miller para liderar o pelotão do MotoGP.

Marc Marquez (Repsol Honda Team) vinha a fazer uma boa recuperação, sendo 6º à passagem para a volta 4. À sua frente seguiam Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini), Fabio Quartararo, Joan Mir, Jack Miller e Miguel Oliveira na liderança. Pol Espargaro (Repsol Honda Team), mais atrás caiu e abandonou a corrida. 

Na volta 5, Miller errou e perdeu duas posições, baixando para 4º classificado. Na mesma volta Danilo Petrucci (Tech 3 KTM Factory Racing) caiu e também abandonou a corrida. Miguel Oliveira ia aumentando a distância para Quartararo que era segundo e Mir em 3º. O português tinha mais de 1 segundo de vantagem para o piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP.

Marc Márquez caiu na volta 8 quando vinha a fazer uma boa corrida. Foi o terceiro abandono consecutivo para o espanhol da Honda. 

Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) foi penalizado com uma volta longa, por ter ultrapassado os limites da pista.

À volta 10, Quartararo tinha encurtado a distância para Oliveira, baixando a vantagem do português para menos de meio segundo e Nakagami foi de novo penalizado com outra volta longa por não ter completado a primeira penalização.

Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) caiu na volta 12, sendo o quarto abandono da corrida. Este foi um mau dia para a família Espargaro.
Na mesma volta, Fabio Quartararo ultrapassou Oliveira pela liderança. Quartararo passou e deixou ficar alguma vantagem para Oliveira, não permitindo ao português aproveitar o cone de aspiração na reta da meta. No entanto, na volta seguinte Miguel Oliveira conseguiu sair mais próximo da traseira da moto de Quartararo e conseguiu ultrapassar o piloto na travagem para a curva 1.

Na volta 16, Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) ultrapassou Mir pela terceira posição ainda na reta da meta e tentava chegar a Quartararo. Miller passou também Mir poucas curvas a seguir e subiu ao quarto posto da classificação. Oliveira mantinha a liderança.

Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) caiu na volta 17 e juntou-se ao grupo de pilotos que abandonou a prova. A 8 voltas do fim, Oliveira e Quartararo seguiam juntos na frente da corrida e a vitória na corrida parecia estar dependente do estado dos pneus de cada moto.

Nas voltas finais da corrida Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) ultrapassou Quartararo, que tinha problemas com o seu fato protetor, perdendo muito tempo e estava em luta pelo terceiro posto com Miller. 

Nas curvas finais da corrida, Zarco apresentou um ritmo muito bom, mas Oliveira não tremeu e venceu o GP da Catalunha, numa exibição de alto gabarito do piloto português. 

Quartararo foi penalizado com 3 segundos, porque o seu fato não estava fechado e com isso perdeu o terceiro posto, tendo Jack Miller subido ao último lugar do pódio.

Análise da prova:

Foi uma excelente corrida de Miguel Oliveira, que juntamente com a sua equipa, apostou nos pneus duros à frente e atrás. Parece ter funcionado, mas isso não explica a prestação do piloto português da KTM.

Conseguiu manter os adversários longe de si, e mesmo quando perdeu a posição por uma volta, no máximo, conseguiu diminuir a diferença em curva (onde Quartaro tinha vantagem) e aproveitou a velocidade de ponta da moto, para ultrapassar na reta da meta. Foi um bom trabalho a cuidar dos pneus e a manter os adversários a alguma distância.

Fabio Quartararo foi um piloto azarado na corrida. Teve uma má largada, caiu para terceiro e quando estava em recuperação errou e perdeu posições. Mesmo assim, conseguiu chegar ao segundo posto e passar momentaneamente pela liderança. No final, ter um problema com o fato e ser penalizado por isso, foi a cereja no topo do bolo para os azares de hoje.

Um pequeno destaque para a queda de Marc Marquez. O espanhol que estava em recuperação e com um bom ritmo de corrida, talvez a fazer a melhor corrida depois da lesão, caiu e abandonou a prova. Pela terceira vez consecutiva.

Como fica o Mundial?

You must be logged in to post a comment Login