Yamaha assina parceria com a Lola Cars na Fórmula E
A Lola Cars anunciou a sua participação no Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA em associação com a Yamaha Motor Company como parceira técnica responsável pelo fornecimento de sistemas de propulsão elétrica de alto desempenho.
Através desta ligação à Fórmula E, a Yamaha Motor trabalhará no desenvolvimento de tecnologias elétricas de ponta com o objetivo de aumentar a sua experiência e capacidades neste campo.
Por outo lado, a icónica marca do desporto motorizado, que conta com mais de 500 vitórias em campeonatos, está a trabalhar com a Yamaha para desenvolver e fornecer um trem de força para competir na primeira série de corridas monolugares totalmente elétrica do mundo.
Fundada por Eric Broadley em 1958, a Lola Cars projetou e produziu cerca de 5.000 carros de corrida abrangendo 400 tipos de modelos diferentes, alcançando vários sucessos em campeonatos de automobilismo em todo o mundo, incluindo IndyCar, Le Mans, Fórmula 1, Can-Am, Fórmula 3000, Fórmula 5000, A1GP, Fórmula Ford e Carros de Turismo.
A Lola está a desenvolver um pacote de veículos que pode ser fornecido às equipas de corrida que competem na Fórmula E. A Yamaha planeia desenvolver e fornecer o trem de força elétrico (unidade de força), trabalhando em estreita colaboração com a Lola com o objetivo de desenvolver e adquirir o que há de mais moderno em tecnologia de gerenciamento de energia e os mais altos níveis de densidade e eficiência de energia do mundo.
Till Bechtolsheimer , presidente da Lola Cars Ltd, comenta: “Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a Yamaha Motor Company ao entrarmos no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA para sermos selecionados por um dos OEMs mais inovadores do mundo. Ser parceiro num projeto desta importância é uma prova do calibre da equipa que temos vindo a construir na Lola.”
Desde a aquisição da Lola Cars em 2022, Bechtolsheimer e a sua equipa têm desenvolvido o seu programa a partir de uma nova sede global em Silverstone, Reino Unido. Ele continua dizendo: “O foco deste projeto gira diretamente em torno do desenvolvimento tecnológico no qual Lola está totalmente comprometida . Consideramos o sistema de propulsão elétrica altamente eficiente de 350 kW que sustenta o perímetro do fabricante na Fórmula E uma tecnologia fundamental com aplicações interessantes em muitas formas de automobilismo internacional de alto nível nos próximos anos”.
Heiji Maruyama , CEO e diretor da Yamaha Motor disse: “A Yamaha Motor Company está a acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de várias tecnologias que contribuem para a sustentabilidade. Como parceiro técnico, esperamos adquirir tecnologias de gestão de energia mais avançadas através do mais alto nível de corridas elétricas na Fórmula E. Também compartilhamos a nova filosofia de Lola de automobilismo sustentável e estamos muito satisfeitos e honrados em formar esta associação com eles.”
A Yamaha estabeleceu uma meta ambiental para toda a empresa para alcançar a neutralidade de carbono nas emissões de Âmbito 3* até 2050.
0 comments