Um americano com uma Hayabusa a desafiar as dunas do deserto
A Suzuki Hayabusa é a rainha da velocidade extrema, marcou uma época e, claro que não foi desenhada para andar no deserto… pelo menos até Matt Spears o tentar.
Assim como ninguém espera ver um peixe no meio do deserto, muito menos de esperar será ver uma Suzuki Hayabusa a enfrentar dunas. Mas a vida é caprichosa… e por vezes reserva-nos surpresas.
O responsável pela pilotagem é o piloto de enduro Matt Spears, isso depois de fazer uma grande modificação na moto. Inclui não só a colocação de barras de proteção para não danificar a carenagem original, mas também a colocação de uma suspensão dianteira off-road com o seu aro de 21 polegadas e o guiador largo com suas torres ancoradas no espigão superior do selim.
Dito isto, o que realmente impressiona é que a Hayabusa não é exatamente uma moto leve para o offroad, e por mais adaptação que tenha sido feita, ainda não é. É por isso que é verdadeiramente surpreendente ver o que Spears consegue fazer com a moto e como sobe as encostas das dunas.
Além disso, subir encostas não é só uma questão de potência. Na verdade, nas corridas de “subida” em que as motos sobem encostas impossíveis, os quadros são modificados para aumentar a distância entre eixos e assim poder aproveitar melhor a potência. Portanto, ver este americano a desafiar com uma Hayabusa a enfrentar outras motos offroad, sem sequer usar luvas, demonstra bem o seu virtuosismo.
Na verdade, não podemos esquecer que a Hayabusa está perto dos 200 CV e que o seu peso ultrapassa os 250 kg, pelo que poder gerir tudo isso da forma como Spears o consegue, tem muito mérito!
0 comments