Tecnologias: Como funciona o sistema de iluminação a laser da Yamaha?

By on 14 Dezembro, 2023

Já aqui falámos da nova patente registada da Yamaha de um novo sistema de iluminação a laser. Saiba agora como funciona.

A iluminação a laser já é utilizada em carros topo de gama, mas a eficiência e o custo dos LEDs dificultam a sua implementação em motos. Trata-se de uma tecnologia que começou a ser implementada à uma década atrás na indústria automóvel .

Se a iluminação LED que chegou a ser confundida com ficção cientifica, é hoje utilizada maioritariamente nas motos, o próximo passo na cadeia evolutiva é a iluminação a laser. Trata-se de uma tecnologia que começou a ser implementada à uma década atrás na indústria automóvel, sendo o departamento de motos da BMW a utilizá-la na turística K 1600 GT.  Também a Honda chegou a investir nesta tecnologia de iluminação, apresentando uma patente em 2018, com dois lasers, um para lasers curtos e outro para lasers longos.

Iluminação a laser Yamaha: Sistema mais económico e mais leve

Agora a marca de Iwata está estudar como fazer com que um único laser alimente todo o sistema de iluminação da moto. O método seria mais económico e compacto do que um método a laser convencional. Uma vantagem adicional é que o peso nas extremidades (farol e luz traseira) seria reduzido.

A ideia é ter um laser no centro da moto e, por meio de fibra ótica, levar a luz até onde ela for necessária: farol, piloto, iluminação da matrícula, retrovisores e painel de instrumentos. Nos desenhos da patente podemos ver o que parece ser uma Yamaha MT-09 de primeira geração.

As vantagens do laser são que fornece uma luz brilhante, concentrada e com baixo consumo de energia, para além de maior alcance nocturno. Os laser são frequentemente combinados com luzes LED. A luz do laser é inicialmente azul, mas transforma -seem branca e pode ser usada em vias públicas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments