RODA DE OURO RFME
A “Rueda Dorada RFME” é uma certificação para roteiros de mototurismo criada pela Real Federación Motociclista Española.
É um selo de qualidade que garante que um percurso cumpre todos os requisitos que a RFME considera que um roteiro de moto deve ter. São 10 critérios que avaliam a diversão e o prazer de conduzir, a qualidade e segurança das estradas, a atractividade do ambiente paisagístico e cultural, a disponibilidade de zonas de abastecimento e descanso com alojamento motorizado, bem como todas as necessidades que um motociclista pesquisa numa rota para fazer de moto.
A ideia pretende reunir os melhores roteiros de moto de Espanha por forma a que a “Roda de Ouro” se venha a tornar uma referência a médio prazo no mundo do mototurismo, graças ao envolvimento das diferentes entidades turísticas e da equipa especializada da RFME . A criação desta certificação, bem como a criação de novas rotas, irá promover o turismo em zonas com menos tradição ou interesse turístico, mostrando o potencial que possuem para o mototurismo.
Quais são os 10 critérios avaliados pela RFME?
- Nível de dificuldade do percurso
- Riqueza e diversidade da paisagem
- Pontos de interesse no trajecto
- Prazer de condução em moto
- Nível de segurança da estrada e estado do piso
- Sinalização da estrada
- Condições de reabastecimento para moto e viajantes
- Gastronomia
- Alojamentos “motor-friendly”
- Património cultural da região do percurso
A atribuição de uma “Roda de Ouro” significa que a rota cumpre com estes 10 requisitos a um nível muito alto, proporcionando uma experiência extraordinária em moto.
Excepcionalmente podem ser atribuídas duas “Rodas de Ouro”: Para além dos pressupostos anteriores, estes percursos têm um incentivo especial que os torna únicos, podendo usufruir de um ou mais extras, sejam paisagísticos, turísticos ou experienciais, agregando isso à melhor experiência possível de condução de moto.
As “Rodas de Ouro” são atribuídas em base anual, mediante candidatura recebida na RFME, sendo que para lá das novas rotas a incluir, são também reavaliadas as já existentes de forma a garantir que os pressupostos da atribuição se mantém. Com a criação de novos percursos com o selo “Roda de Ouro RFME”, o mototurismo será promovido em qualquer região, sendo uma fonte de rendimento extra para todos os seus agentes turísticos.
Naturalmente que os avaliadores são motociclistas com muita experiência em viagens mundo fora, sendo essa condição essencial pois a comparação beneficia do conhecimento dos melhores trajectos internacionais.
O perfil do mototurista, com poder de compra médio-alto e idade média de 40/50 anos, faz dele o turista ideal, pois faz passeios itinerantes por todo o tipo de locais (geralmente os menos conhecidos ou visitados). Isto faz das viagens de moto o turismo mais sustentável, uma vez que áreas despovoadas e locais remotos são os mais procurados pelos mototuristas.
Aliás, abordámos este tema na edição de Dezembro 2023 da Revista MOTOS, no artigo “O Mototurismo existe?”. Recordam-se?
Aí sugerimos 5 medidas fundamentais para o desenvolvimento do mototurismo em Portugal:
1 – Definição de rotas mototurísticas e respectiva promoção
2 – Criação de uma rede de alojamentos e locais de restauração “motorbike friendly”
3 – Criação de um ambiente favorável ao mototurismo
4 – Criação de um organismo específico, que centralize e coordene as iniciativas
5 – Divulgar Portugal enquanto destino de excelência para o mototurismo
No país vizinho já vão mais à frente…
0 comments