EICMA 2023: Kawasaki presente com as Ninja Aniversário e elétricas

By on 8 Novembro, 2023

Com um stand impressionante e no ano em que celebra o 70º aniversário como fabricante de motos, a Kawasaki expôs todos os modelos da marca e algumas versões especiais, como a Ninja ZX-10RR KRT Winter Test e a KX450-SR KRT de Romain Febvre. No fundo, a fábrica japonesa não defraudou as expectativas relativamente aos novos modelos de 2024.

Na feira mais importante para toda a indústria das duas rodas, a Kawasaki apresentou as edições especiais do 40º Aniversário da marca Ninja – ZX-4RR, ZX-6R e ZX-10R – com uma impressionante pintura verde, azul e branca, com o logótipo da Kawasaki a dominar a carenagem inferior. A Ninja 650 e a Ninja 1000SX estão em exposição com uma pintura inspirada no modelo do ano de 1985, comemorando o segundo ano de produção da Ninja, normalmente vendida como GPz nos mercados fora dos EUA.

Com o foco nas motos de gama média, a atenção foi atraída pela Eliminator 500, uma moto com um quadro de treliça longo e baixo e um motor completamente renovado, a quatro tempos, refrigerado a água, capaz de um desempenho rápido e envolvente. Com uma posição baixa do assento e uma silhueta elegante, a moto pode ser conduzida com uma carta de condução A2 e está preparada para estabelecer a presença da Kawasaki no segmento das cruisers de nível de entrada.

O mesmo motor e quadro para as novas Ninja 500 e Z 500, apresentadas em estreia mundial na EICMA. Mais uma vez, o emparelhamento da Ninja e da Z é a prova do desejo da Kawasaki de cobrir o mercado das naked e das carenadas com uma gama de produtos diversificada.

Espaço para novas tecnologias

Sempre um palco para a apresentação de novos produtos, a Kawasaki voltou a apostar na EICMA para revelar novas tecnologias a nível global. Depois de ter anunciado a Z e-1 e a Ninja e-1 totalmente eléctricas em 2022, a empresa japonesa apresenta na Eicma 2023 uma segunda moto Strong Hybrid, que se junta à família Z, juntamente com a Ninja 7 Hybrid recentemente apresentada aos meios de comunicação social em Barcelona.

Partilhando a mesma tecnologia de base, tanto a Z como a Ninja 7 Hybrid oferecem o interessante conceito de “três motos numa só”. Capazes de funcionar a 100% como motos eléctricas, ambas estão equipadas com uma transmissão semi-automática de seis velocidades que permite a sua condução em modo totalmente automático, ou com mudanças manuais seleccionadas a partir do guiador no modo Eco-Hybrid. Finalmente, o terceiro modo Sport liberta todo o potencial de desempenho do motor elétrico e do motor a gasolina com a adição da função E-Boost para uma aceleração máxima utilizando simultaneamente a potência do motor elétrico e do motor de combustão interna.

De um ponto de vista prático, as motos híbridas da Kawasaki oferecem um modo de marcha (para a frente e para trás), bem como uma função de paragem ao ralenti e ALPF (Automatic Launch Position Finder) que – quando selecionado – escolhe automaticamente a primeira velocidade quando a moto está parada.

Em 2024, a combinação de modelos existentes e novos celebra o 70º aniversário da Kawasaki como fabricante de motos e como uma empresa entusiasta em melhorar o seu glorioso passado enquanto abraça um futuro novo e mais sustentável, sempre pronta a mudar as regras do jogo.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments