BMW Motorrad Days América – Homenagem a um passado memorável
Em 1923, o homem ainda estava longe de ir à lua e a penicilina ainda estava a anos de ser descoberta. E um fabricante alemão de aviões lançaria um produto que mudaria a trajetória da empresa pelos próximos 100 anos. Hoje, toda essa história é revivida nos BMW Motorrad Days, seja na Alemanha ou na América.
Muita coisa aconteceu desde que a BMW fabricou a sua primeira moto – a icónica BMW R32 que vi pela primeira vez exposta no Museu da BMW em Munique. Mas muita coisa também permaneceu igual. A marca alemã ainda fabrica os motores boxer, a sua arquitectura não mudou muito e muitas motos da gama BMW ainda tem um par deste mega-cilindros a adorná-las.
Outra coisa que se tornou um marco da BMW é o festival anual BMW Motorrad Days. Criado pela primeira vez em 2002, o Motorrad Days é uma celebração da marca que atrai entusiastas de todo o mundo, com uma estimativa de 37.000 participantes na edição especial do centenário deste ano, em Berlim.
Ansiosa por espalhar a febre motociclista do outro lado do Atlântico, a BMW deu sequência ao evento deste ano com a primeira edição do BMW Motorrad Days Americas. Organizado pela BMW Motorrad EUA e realizado em conjunto com o Barber Vintage Festival em Birmingham (Alabama, EUA) o evento prestou homenagem à história da marca enquanto olha para o seu futuro.
Estiveram presentes Udo Gietl, o homem responsável por levar a BMW de uma empresa amplamente focada em viajar até aos vencedores do primeiro Campeonato AMA Superbike. A impressionante Butler and Smith R90S pilotada por Reg Pridomore também esteve em exibição.
No sábado, os proprietários de BMW puderam percorrer a pista de 3,83 km do circuito Barber, numa oportunidade exclusiva para BMWs antigas e modernas desfilarem juntas em pista. O filho de Udo, Eric, vestiu a roupa de couro e colocou a R90S a rolar.
Peter Nettesheim, do Museu Nettesheim foi outra presença notada no evento. Com sede em Huntington, Nova York, o Museu Nettesheim orgulha-se de ter a maior coleção particular de motos BMW do mundo. Peter, que forneceu várias motos para serem expostas, também provou que as suas motos não são apenas bonitas de se ver. Ele e a sua filha Kate, foram para a pista em BMWs vintage, numa demonstração que o motociclismo é um assunto de família.
A Revival Cycles, com sede em Austin , também viajou para o BMW Motorrad Days Americas e organizou um Custom Show de motos personalizadas BMW. O vencedor recebeu um convite para exibir a sua moto no popular Handbuilt Show na primavera.
Os apreciadores de motos modernas também tiveram bons motivos para estarem presentes. A BMW Motorrad EUA expôs a recente R1300GS para admirar. O boxer de 1300 cc foi bem recebido, com hordas de espectadores circulando pelo palco como abutres, aguardando a revelação. A área de demonstração ‘Proving Ground’ proporcionou a oportunidade de testar uma variedade de novas motos – incluindo uma seção off-road para quem desejasse experimentar a sempre popular linha GS.
Vários modelos R nineT e R18 representaram a linha tradicional, incluindo a nova R18 Roctane e uma série de acessórios para esse modelo. Para garantir variedade, a BMW também trouxe a atrevida scooter elétrica CE02.
Se circular pela pista atrás de um pace car o deixou insatisfeito, o embaixador da BMW Nate Kern foi outra presença notada. Com mais de 20 anos de experiência como piloto e testador da BMW, Nate sabe não só como tirar o máximo proveito das motos como compartilhar os seus conhecimentos com o queira ouvir. Um verdadeiro embaixador do desporto em duas rodas.
Como parte do Barber Vintage Festival, o Motorrad Days também se estendeu ao prestigiado Barber Museum. Um ‘artista’ exibiu as suas habilidades de moto, crianças andaram de bicicleta num percurso especial e policias participaram de uma gincana técnica. Motos, comida, bebida e entretenimento; havia mais do que suficiente para todos. Se é fã da marca, fazer uma peregrinação ao Motorrad Days, seja na Alemanha ou na América, é uma obrigação.
Fonte: Bike Exif / BMW Motorrad EUA
0 comments