BMW Group: Fábrica conectada de forma inteligente em Regensburg

By on 29 Outubro, 2024

Digital, automatizado e conectado de forma inteligente através da nuvem: A fábrica do BMW Group em Regensburg está a avançar com a digitalização e automatização da sua logística – como mais um marco no caminho para a fábrica digital do futuro, a BMW iFACTORY. A cada 57 segundos, um novo veículo sai da linha de montagem.

Cada um deles é único, construído de acordo com as preferências individuais do cliente a partir de milhares de componentes separados. Todos os dias de trabalho, até 1.400 veículos BMW X1 e BMW X2 são enviados para clientes em todo o mundo, incluindo veículos clássicos com motor de combustão, híbridos plug-in e modelos totalmente eléctricos.

A logística por detrás deste processo é extremamente complexa: os componentes e as peças individuais necessárias para a produção têm de estar sempre no lugar certo na montagem de veículos da fábrica, no momento certo – entregues “just in time” e na ordem correta, “just in sequence” – para criar veículos personalizados individualmente para os clientes.

Nas instalações do BMW Group em Regensburg, esta tarefa logística, que é essencial para uma produção eficiente, é principalmente tratada por sistemas de transporte sem condutor, automatizados ou autónomos que estão ligados de forma inteligente através de um sistema de controlo de tráfego baseado na nuvem conhecido como BMW Automated Transport Services (ATS). Em alguns casos, a carga e descarga de veículos de transporte também é totalmente automatizada.

BMW Regensburg – Vernetzte Logistik

Dependendo da tarefa de transporte, são utilizados vários tipos de veículos sem condutor. Por exemplo, os comboios de reboque automatizados transportam pequenas peças do armazém para a linha de montagem, enquanto os componentes maiores, que pesam até uma tonelada, são manuseados por Smart Transport Robots (STR).

Estes robôs de transporte plano, desenvolvidos pelo BMW Group em colaboração com o Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística (IML) há cerca de dez anos, funcionam agora de forma autónoma utilizando módulos de IA dedicados. Com base em sensores e software, os dispositivos reconhecem o que os rodeia, permitindo-lhes contornar obstáculos de forma autónoma quando o tráfego em sentido contrário o permite.

Os dispositivos de transporte são geridos através do sistema central de controlo de tráfego da BMW baseado na nuvem, o ATS. Quando chega a altura de reabastecer os abastecimentos, um funcionário na linha de montagem roda a estrutura de troca com os contentores de peças vazios e utiliza-a para operar o chamado balancim de recuperação.

O sistema de controlo recebe então o sinal que indica que é necessário fornecer novas peças. Desta forma, o sistema de controlo permite a entrega de materiais sem problemas e com tempos precisos, bem como a manutenção de um fluxo de tráfego inteligente na sala de montagem. Também fornece uma orientação de rota óptima, com base nas prioridades de entrega, e assegura que os dispositivos de transporte são estacionados de forma sensata e que as suas baterias estão suficientemente carregadas.

A fábrica do BMW Group em Regensburg permite atualmente a ligação inteligente entre cerca de 50 comboios de rebocadores automatizados e mais de 140 robôs de transporte inteligentes através do sistema de controlo ATS. A frota é composta por dispositivos automatizados e autónomos de diferentes fabricantes, que lidam com aproximadamente 10.000 entregas de peças por dia de trabalho.

A frota existente está a ser continuamente expandida para incorporar mais rotas de transporte e veículos. Existem também planos para integrar outros tipos de veículos autónomos no sistema de controlo, passo a passo, tais como empilhadores autónomos ou empilhadores automatizados. “A nossa visão de uma logística conectada de forma inteligente, baseada numa variedade de diferentes sistemas de transporte autónomos que interagem perfeitamente entre si – desde os pequenos aos extremamente grandes – está gradualmente a tomar forma”, diz Dietz.

BMW Regensburg – Vernetzte Logistik

A frota logística sem condutor já está a ser complementada por um veículo de transporte autónomo recentemente colocado em funcionamento na oficina de prensagem de Regensburg, com uma capacidade de carga útil de 55 toneladas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments