Morbidelli renasce das cinzas com a MBP Motos
A MBP Motos anunciou a aquisição da histórica marca de Pesaro e a fusão das duas marcas levará à criação de uma gama completa de motos e scooters.
Giancarlo Morbidelli é um nome emblemático do motocilcismo, criando em 1968 uma empresa que até 1982 haveria de conquistar 4 títulos mundiais de pilotos e 3 de construtores no campeonato do mundo de MotoGP. Após o seu falecimento em 2020, a sua empresa foi adquirida pelo Grupo Keeway.
MBP (sigla para Motori Bologna Passione) é uma empresa premium dos chineses do Grupo Keeway, cuja sede fica na província de Bolonha, porque o objetivo é explorar o espírito transalpino e o encanto do motociclismo italiano. Isto foi confirmado por Dante Bustos, CMO do Grupo Keeway: “Esta aquisição é uma prova da aspiração da MBP Moto pela excelência no setor das motos. Estamos entusiasmados em receber uma marca premium histórica como a Morbidelli na nossa família. Isso vai nos permitir combinar o legado das corridas e do ‘Made in Italy’ com a nossa visão do futuro do motociclismo. A nossa paixão pela inovação, combinada com a rica herança da Morbidelli, levará à criação de motos com uma mistura incomparável de desempenho, design e história.”
Compromisso com o ‘Made in Italy’
Agora estão previstos investimentos e uma estratégia de longo prazo que prevê o nascimento do “Morbidelli Style Center” em Bolonha e de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para explorar novas tecnologias e materiais, com o objetivo declarado de “levar a excelência do motociclismo italiano ao mundo, em nome do legado e da paixão de Giancarlo Morbidelli”.
Os programas são ambiciosos: a gama será composta por motos de estrada e crossovers com cilindradas de 125 a 1000cc e scooters com cilindradas entre 125 e 500cc. Inicialmente os mercados a explorar serão a Europa, Estados Unidos e China e posteriormente em todos os países onde o Grupo Keeway está presente.
Haverá também motos e scooters eléctricas, cuja chegada ao mercado está prevista para o primeiro semestre de 2025. Todas com a marca Morbidelli e com o slogan “Beyond the ride”, para sublinhar a intenção de dar uma experiência de condução, mas sobretudo a oportunidade de unir pessoas e horizontes em nome da paixão, da aventura e da liberdade.
O Grupo Keeway possui um portfólio de empresas e marcas de veículos em mais de 100 países, incluindo a Keeway Motorcycles e MBP Moto, além da Morbidelli, e é acionista e distribuidor global da Benelli e de outras empresas dedicadas ao desenvolvimento de scooters , motociclos, bicicletas elétricas e outros veículos elétricos. Atualmente vende mais de 500.000 veículos em todo o mundo.
Giancarlo Morbidelli (1934-2020)
Nascido em 1934, Giancarlo Morbidelli, piloto, industrial, construtor e sonhador, faleceu em 2020 aos 86 anos. Filho de uma época em que o motociclismo era um desporto que não consistia apenas em talento e técnica, mas também em risco e imprudência, Morbidelli projetou e construiu protótipos que conquistaram oito títulos mundiais na década de setenta, quatro vezes como construtor e quatro vezes com os pilotos Nieto, Bianchi, Pileri e Lega. O quinto ficou perto de Graziano Rossi (pai de Valentino) que, em 79, correu na Morbidelli.
0 comments