37º Biker Fest 2023: Enorme sucesso numa edição que bateu todos os recordes
O sucesso do 37º Biker Fest International tem as suas raízes na paixão, na capacidade de tornar este grande festival motociclista cada vez mais intrusivo e na sua capacidade de atrair a luz dos holofotes internacionais para a região de Lignano. Durante o fim de semana do evento, 120.000 entusiastas, turistas e curiosos reuniram-se em Lignano Sabbiadoro vindos de todo o continente e também de fora da Europa.
O Biker Fest International (BFI) concluiu a sua 37ª edição confirmando o enorme sucesso dos últimos anos. Uma casa cheia em quase todos os lugares, nas cinco áreas do evento: do sempre lotado Village à área Demo Ride, ao mirante espetacular do estacionamento repleto de motos e carros americanos reluzentes.
Durante o fim de semana que tradicionalmente celebra a abertura da temporada de mototurismo, cerca de 120.000 pessoas estiveram em Lignano Sabbiadoro, oriundos de todo o continente e também de fora da Europa. Apesar das excelentes premissas, um resultado tão marcante e gratificante nunca é anunciado, nem pode ser dado como certo. Mas a popularidade do Biker Fest International e o consenso desfrutado pelo evento vêm de longe, desde os primórdios da cena motociclista italiana, com base no que se configura como os “sete pilares” do seu sucesso.
Família
O evento é organizado por uma família unida e apaixonada, os Persellos, que desde sempre interpretaram um estilo de vida muito ligado ao motociclismo e que este mundo viu e fez nascer: os Bikers. Hoje é uma família muito mais extensa e ‘alargada’ constituída por motociclistas e pelos muitos entusiastas que mais uma vez este ano quiseram viver em primeira mão as emoções deste esplêndido evento de quatro dias. O coração do evento continua a ser os Bikers que escolhem a ‘Aldeia’ como casa para um fim-de-semana: eles são a alma da festa.
Herança
O primeiro encontro internacional voltado especificamente para os motociclistas foi organizado por Moreno Persello em 1987. Um autêntico motociclista da velha escola que logo depois transformou a sua paixão em profissão tornando-se editor: desde 1991 a Editrice Custom publica a mais antiga revista do setor em Itália, a Bikers Life, à qual somou Cruisin’ Magazine, Kustom World e Special Cafè ao longo do tempo. Esta história de quase quarenta anos de trabalho personalizado e cultura, forjou o primeiro evento de moto ao ar livre em Itália e o quarto no mundo.
Experiência
Com os seus bares, restaurantes, expositores e shows ao vivo, o Village é o pivô em torno do qual gira incessantemente o entretenimento da ‘Daytona da Europa’. A viagem de moto até ao BFI continua idealmente com os Demo Rides, os Mototours pelas belezas da região e o Saturday Light Fever, o esplêndido desfile que atravessa as ruas de Lignano Sabbiadoro à luz do pôr do sol. Uma experiência que fica nos olhos e no coração de todos, participantes e espectadores.
Exposições de motos personalizadas
O concurso internacional reservado a profissionais do sector e oficinas talentosas selecciona todos os anos mais de 100 Custom e Specials, constituindo uma forte atracção para os entusiastas. O Custom Bike Show é a final do Campeonato Italiano de Motociclismo (IMC) e a única data italiana do Campeonato Mundial de Custom Bike Building organizado pela britânica AMD (American Motorcycle Dealer) com prémos de mais de 10.000 euros. Nascido em 1987, o Bike Show do Biker Fest merece o título de concurso mais histórico do setor na Europa.
Participação de marcas
Cada vez mais os fabricantes de motos mais conhecidos e prestigiados escolhem o BFI como uma vitrine privilegiada para os seus modelos ou, como a Jawa em 2023, para anunciar o seu regresso ao mercado italiano. Com os seus 4.000 test drives gratuitos e seguros, a área de Demo Ride confirmou-se como a número um na Europa: um número que pode afetar as vendas justamente por ocorrer no período ‘mais quente’ do mercado de motos.
O território
O BFI está enraizado em Friuli-Venezia Giulia, berço do movimento motociclista italiano. Desde 2012 é realizado em Lignano Sabbiadoro, uma famosa zona balnear que garante espaços amplos e organizados e uma hospitalidade impecável. A forte ligação socioeconómica, que em 2022 gerou atividades induzidas de 18 milhões de euros de acordo com os inquéritos realizados em colaboração com o Promoturismo FVG, aprofundou a relação com as autoridades político-administrativas locais e regionais, que passaram a considerar o BFI um evento incontornável para a área: o Biker Fest International é um dos grandes eventos capazes de atrair holofotes internacionais e público de todo o mundo para Friuli-Venezia Giulia.
Heterogeneidade e inclusão
Fiéis ao lema “Welcome Bikers” e ao slogan “Rally-Race-Rock Festival”, ao longo dos anos, os organizadores têm conseguido transformar um encontro num grande festival motociclista cada vez mais alargado.
O Biker Fest International foi-se tornando cada vez mais heterogéneo e inclusivo, ultrapassando o seu ‘núcleo duro’ constituído sobretudo por entusiastas de motos cruiser, custom e clássicos americanos: ao longo destes 37 anos as portas do BFI abriram-se para acomodar motociclistas e motos de todos os tipos, do histórico ao touring, do desportivo ao offroad, mas também carros modernos, jovens e veículos elétricos. Porque a paixão não precisa de limites e cada nova família de entusiastas enriquece o evento com significado ao ‘colori-lo’ com contribuições em constante mudança.
“Agradecemos a todos os que acreditam no Biker Fest International e participaram na edição de 2023: sois co-arquitectos do seu sucesso. O compromisso agora é com a Semana Italiana da Moto (14 a 17 de setembro) em Lignano Sabbiadoro, um evento que terá o fardo e a honra de encerrar uma temporada memorável.” Disse a organização do evento em comunicado.
0 comments