Zontes 350 TX ADV: Aventura em modo económico
A Zontes tem como expoente para quem prefere uma Adventure mais sofisticada e mais adaptada à condução todo-o-terreno, a nova 350 TX ADV – a escolha ideal para quando o asfalto termina.
As jantes raiadas têm a particularidade de serem tubeless e para reforçar o seu caráter de moto de aventura, o pneu dianteiro aumentou para 19 polegadas, alcançando maior estabilidade e melhor filtragem ao atravessar obstáculos transversais. A escolha ideal para não ter limites na sua condução, mesmo fora do asfalto. Como principais rivais no mercado, a Zontes 350 TX ADV encontra a BMW G 310 GS e a KTM 390 Adventure.
Existem dois modos de condução (‘E’ é o modo de economia de combustível, ‘S’ é o modo desportivo) e para os usarmos, basta pressionar o botão no comutador direito, o que satisfaz totalmente a economia de combustível durante as viagens de longa distância e a experiência rápida e feroz no modo ECO nas cidades. Estando em modo de economia de combustível, o sistema mudará automaticamente para o modo desportivo, desde que a rotação do motor seja superior às 7.000 rpm. O sistema ABS de duplo canal permite que o condutor controle o veiculo com calma em qualquer situação inesperada. o travão de disco dianteiro é de 320 mm e o do travão disco traseiro é de 265 mm, proporcionando uma força de travagem mais potente e uma sensação de travagem mais linear. O travão de disco dianteiro adota uma pinça de quatro pistões do tipo radial para facilitar a travagem de emergência e reduzir efetivamente a distância de travagem.
A Zontes 350 TX ADV conta ainda com o sistema de monotorização da pressão dos pneus, o que significa que quando a pressão do pneu é anormal o sistema emite um aviso no painel de instrumentos. Neste último, encontramos o TFT a cores, totalmente virtual, com quatro interfaces temáticos personalizados. Possui dois modos de luz, um de fundo manual e outro de fundo automático e pode ajustar a força da luz de fundo de acordo com o brilho e a escuridão do ambiente. Monitoriza também os dados de direção, falhas do veículo, temperatura dos pneus e pressão do ar em tempo real durante a condução para garantir a segurança da direção.
O depósito de combustível de 19 litros adota uma placa galvanizada de um lado para evitar o entupimento do filtro de entrada de gasolina e vazamento de gasolina causado pela ferrugem dentro do mesmo.
O motor 350 tem uma taxa de compressão alta (12,3:1) para gerar um baixo consumo de combustível e garantir uma potência de 39 cv @ 9500 rpm e um binário máximo de 32,8 Nm @ 7.500 rpm. O motor de alta taxa de compressão é caracterizado normalmente pela economia de combustível, proteção ambiental e alto desempenho. Para usar com sucesso a tecnologia de alta taxa de compressão, é necessário superar as dificuldades técnicas no material do motor, processo de moldagem, projeto estrutural e outros aspectos que são diferentes dos motores comuns. O radiador de refrigeração a água é de grandes dimensões é caracterizado por uma grande área de dissipação de calor e poder de troca de calor suficiente, garantindo uma condução em alta velocidade sem se preocupar com o aumento da temperatura – está equipado com uma ventoinha de auto-sucção para dissipar o calor na condução a baixa velocidade. A caixa é de 6 velocidades e conta com uma embraiagem deslizante.
O sistema de controle sem chave 2.5 funciona bem na proteção anti-roubo, e o comando de indução é delicado e requintado. O comando portátil pode desbloquear a moto a 1,5 m de distância e bloqueá-la além dessa distância por indutividade, mantendo o comando numa mochila ou no bolso sem necessidade de retirá-lo. Existem ainda duas portas USB de carregamento rápido. A proteção do condutor também foi pensada. O protetor de mãos grande em liga de alumínio forjado numa peça única, é sólido e forte para garantir a segurança do motociclista. A viseira elétrica foi alargada e aumentada, alinhada com a aerodinâmica para reduzir o vento frontal e fazer com que o vento sopre por cima da cabeça.
O peso anunciado de 196 kg com o depósito de 17 litros cheio de combustivel é que pode não ser a melhor notícia, ao contrário do preço de 5.563 euros.
Ficha técnica
Zontes 350 TX
Motor: monocilíndrico 4 tempos, 4 válvulas, dupla árvore de cames, refrigeração líquida
Cilindrada: 348cc
Diâmetro x curso: 84,50 x 62 mm
Potência máxima: 39 cv @ 9.500 rpm
Binário máximo: 32,8 Nm @ 7.500 rpm
Alimentação: Injeção Eletrónica BOSCH
Caixa: 6 velocidades
Embraiagem: deslizante multidisco com lubrificação
Quadro: aço reforçado
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica invertida
Suspensão traseira: braço oscilante c/ amortecedor central
Sistema travões Diant. | Tras.: ABS disco J. JUAN
Pneus dianteiro: 110/80R19
Pneu traseiro: 160/60R17
Altura do assento: 830 mm
Distância entre eixos: 1420 mm
Peso: 196 kg
Capacidade do depósito: 17 lt.
0 comments