Yamaha Grand Filano 125: A irmã mais nova da D’elight
Esta nova scooter 125 é agradável, está totalmente equipada, mas acima de tudo é oferecida a um preço muito, muito interessante. Estreou recentemente no Oriente, mas não se pode descartar que chegue também à Europa.
No seu formato de scooter retro, o novo modelo da Yamaha já chegou aos mercados indonésio, indiano e tailandês, destacando-se pelas suas características muito próximas das solicitadas pelos utilizadores europeus . O nome – Grand Filano 125 – soa um pouco estranho mas é adequado ao público oriental, a silhueta é agradável e tem traços urbanos, mas acima de tudo é oferecida nesses mercados a um preço muito, muito cativante.
Apresentada no início de 2024 na Baharat Mobility Global Expo 2024 em Nova Deli, a Grand Filano 125 não deverá ter problemas nem no que diz respeito às emissões poluentes, porque os padrões indianos são muito próximos dos europeus. Na Índia este modelo substituirá no mercado a D’elight 125.
Na verdade, não se pode descartar que possa chegar também à Europa, ou sequer se substituirá o modelo D’elight 125 presente no Velho Continente ou se irá ampliar a gama Urban Mobility do fabricante japonês de Iwata. O que sabemos tem um preço singificativamente baixo para os mercados asiáticos e que vem muito bem equipada, com iluminação LED, chave inteligente, conectividade para smartphone, função Start & Stop , um moderno display LCD e uma tomada de carregamento de 12 V. No escudo há um pequeno compartimento de arrumação e debaixo do assento um compartimento iluminado de 27 litros.
Hybrid ‘Blue Core’
Não é um míssil no motor porque tem uma potência de 8 CV (8.4 cavalos a D’elight 125), mas para uso urbano são mais que suficientes, estando esta potência combinada com um binário robusto de 10,3 Nm. Além disso, está equipado com a funcionalidade Hybrid “Blue Core” o que garante maior aceleração: o motor de partida elétrico é maior que o normal e ao acelerar desde parado intervém para ajudar o endotérmico, melhorando consideravelmente o desempenho. No entanto, não é possível conduzir em modo exclusivamente elétrico, ajuda apenas nas partidas.
Preços baixos
A Grand Filano 125 possui uma roda dianteira de 12″ e traseira de 10″ com pneus 90/90-12 e 110/90-10 respectivamente, os travões são de disco à frente e tambor atrás, tal como na sua irmã D’elight. Está disponível com ABS e com o sistema de intervenção combinado CBS, mais económico.
O preço é um dos seus maiores trunfos: na Tailândia a Grand Filano 125 Hybrid custa apenas 63.700 baht , o equivalente a cerca de 1.600 euros , e a versão mais luxuosa com ABS custa 68.200, mais ou menos 1.700 euros.
0 comments