WMC 300AE: Scooter híbrida com tecnologia trazida da Fórmula 1
A White Motorcycle Concepts (WCM) do Reino Unido realizou esta scooter revolucionária que introduz o conceito híbrido nas motos e, o mais interessante, é que já está à venda.
Há anos começamos a ouvir falar da WMC300AE, embora nessa altura o nome fosse WMC300FR e a sua utilização se destinasse em fase experimental à polícia, promovendo ao mesmo tempo várias ideias interessantes. Uma dessas ideias foi canalizar o ar entre as duas rodas para maior eficiência aerodinâmica.
Depois disso e partindo de uma Yamaha Tricity 300, a WMC deu um passo além, fornecendo um sistema verdadeiramente híbrido à scooter. O próximo passo é colocar à venda ao público a curiosa WMC300AE. O sistema é um híbrido plug-in. Ou seja, embora possua motores elétricos e baterias além do motor a gasolina, quando as baterias acabam elas têm que ser recarregadas novamente e isso leva aproximadamente uma hora. Existe também a possibilidade, caso existam baterias de substituição, de inserir baterias carregadas.
O sistema híbrido funciona de forma semelhante ao dos carros
Desta forma não se torna o 100% híbrido que recarrega as baterias durante as travagens ou engarrafamentos, mas também não precisa se preocupar com isso. Em qualquer caso, o que se consegue é aumentar a autonomia da scooter graças ao sistema que combina a utilização de um ou outro motor consoante as situações e necessidades.
Em baixas velocidades é a parte elétrica que dá partida na scooter e a partir de uma determinada velocidade, ou se for necessária muita potência, o motor de combustão entra em funcionamento. Isto tem uma contrapartida: para tirar o máximo partido desta scooter híbrida é necessário ter um tipo de condução específico e, de certa forma, diferente do que estamos habituados numa moto normal.
Na WMC300AE as baterias estão localizadas na parte traseira, num grande porta-malas, mas também possui elementos de alto nível como amortecedores traseiros Öhlins, escape leve da Akrapovic, pastilhas de travão EBC, malas laterais rígidas e calotas aerodinâmicas de fibra de carbono.
Por enquanto, apenas dez unidades estão a ser fabricadas e o preço não é público, portanto se pretende uma destas scooters revolucionárias deve entrar em contato com a White Motorcycle Concepts através do site AQUI.
0 comments