Uma Yamaha MT-10 com turbo e 260 CV !
A Hyper-Naked da Yamaha, MT-10, é de origem uma moto agressiva e muito poderosa, mas com os 260 cv e o motor sobrealimentado da Purpose Built Moto tornou-se uma fera especial e única.
A família MT da Yamaha é uma das gamas naked mais atraentes e bem-sucedidas do mercado. Os modelos do “Master of Torque” conquistaram o seu lugar pela sua performance apurada e perfil streetfighter que dificilmente deixa alguém indiferente. Além disso, no caso da Yamaha MT-10 , a mais potente de todas, o seu motor é capaz de oferecer uns espetaculares 165,9 CV @ 11.500 rotações por minuto para um peso de 214 kg, com o depósito pleno de combustível.
Porém, para Cassy Gkyde esses números parecem não ser suficientes, decidindo preparar minuciosamente uma MT-10 para atingir impressionantes 260 CV de potência máxima.
O preparador australiano decidiu inicialmente instalar um turbo, mas as coisas não correram bem e o equipamento que incorporava o turbo gerou problemas de sobreaquecimento no motor. Esses problemas chegaram a tal ponto que, quando a Purpouse Built Moto abriu o motor, encontrou os pistões furados e outros sintomas que sugeriam a urgência de melhorar a preparação.
POTÊNCIA EXTRA, DESEMPENHO AVASSALADOR
Assim, com o que tinham aprendido com esta primeira tentativa, puseram mãos à obra. A primeira coisa, obviamente, foi reparar as peças que estavam danificadas. Mas, a partir daí, melhoraram as peças internas, reviram o design dos tubos de arrefecimento, alteraram as definições de compressão, colocaram novas entradas de ar, filtro de ar e até se certificaram de que a moto podia ser perfeitamente legalizada para circular em estrada.
O resultado final foi impressionante. Em vez de uma taxa de compressão de 12:1, considerada excessiva para um motor sobrealimentado, passou-se para 9,5:1. E agora vem o resultado final: com o DB killer no escape (para a moto ser legal), a potência máxima é de 230 cv, mas quando retirado, ganha-se mais 30 cv, chegando a 260 CV.
Ou seja, na rua, totalmente legal, esta fera urbana seria mais potente que qualquer carro desportivo. Um exemplo concreto, de como de um erro, nasce quase sempre algo brilhante!
0 comments