Start-up noruguesa resolve o problema do ruído no capacete
A empresa norueguesa Daal ANC (Active Noise Control Systems) apresenta o DXL-5 para o capacete X-Lite X-1005. Um sistema de redução de ruído no capacete por 630 euros, acoplado ao intercomunicador Nolan B902X.
O principal papel de um capacete é proteger a cabeça do motociclista. Mas o conforto também é um critério essencial na escolha, e na verdade, não há nada pior do que um capacete barulhento que começa a assobiar assim que a velocidade aumenta, obrigando a usar tampões para reduzir a fadiga auditiva. Contúdo, o problema do ruído do capacete pode em breve passar à história, pois uma start-up norueguesa está a preparar-se para lançar um sistema de redução de ruído, uma pista já explorada por Sena há alguns anos com o capacete INC , mas que aqui assume outra forma.
A Daal ANC foi fundada na Noruega há 6 anos. Ao mesmo tempo, a startup lançou uma campanha de crowdfunding para arrecadar fundos para concluir o desenvolvimento de um sistema que transforma um capacete de moto em um “capacete” silencioso e, alguns anos depois, o Daal ANC assinou um acordo de parceria com o fabricante de capacetes Nolan Group.
Agora, na primavera de 2022, a Daal ANC apresenta a eletrónica de cancelamento de ruído ativo DXL-5. No momento, esta não é uma solução universal: a unidade foi projetada pela X-Lite X1005 e está emparelhada com um auricular Bluetooth Nolan N-Com B 902 X. De acordo com os engenheiros da Daal ANC, o sistema de cancelamento de ruído ativo bloqueia o ruído do vento.
A empresa norueguesa está a terminar de testar o sistema e projeta produzir o primeiro lote em série este verão. O Daal ANC DXL-5 deve estar à venda no outono de 2022.
0 comments