Série R 2022 celebra os 60 anos de história da Yamaha nos Grandes Prémios
Como forma de celebrar a sua longa e ilustre história de 60 anos nos Grandes Prémios, a Yamaha criou um design comemorativo para os modelos R1, R7, R3 e R125 de 2022.
As corridas têm sido parte integrante do ADN da Yamaha desde o dia em que a fábrica foi constituída, a 1 de julho de 1955. Na altura, a empresa testou os seus produtos em pista poucos dias depois da fundação da Yamaha Motor Company, quando a YA-1 venceu a Corrida de Subida do Monte Fuji na sua primeira participação, a 10 de julho.
1961-2021: 60 anos a competir nos GP
Impulsionada por este sucesso, a Yamaha entrou na sua primeira corrida internacional em Catalina, EUA, em 1958. Nesta altura, a marca estava a desenvolver algumas das máquinas a 2 tempos mais competitivas e decidiu experimentar o derradeiro teste de piloto e máquina ao entrar na classe de 250 cc com a RD48, na ronda do Campeonato Mundial de Moto GP, em França, em maio de 1961. Competir ao mais alto nível colocou a empresa firmemente no mapa e marcou o início da transformação da marca num dos fabricantes de motos mais bem-sucedidos e inovadores do mundo.
Apenas dois anos depois da estreia da Yamaha no GP, Fumio Ito conseguiu a primeira vitória da marca no GP com a RD56, no Grande Prémio da Bélgica, e a Yamaha desde então nunca mais olhou para trás .
Em 1964, a Yamaha ganhou o seu primeiro Campeonato Mundial, bem como o seu primeiro título de construtor, com Phil Read na classe 250 cc, a primeira de muitas vitórias naquela década. Foi o início de uma viagem incrível para todos os envolvidos no programa de corridas da Yamaha e, nos últimos 60 anos, tem-se afirmado como um dos fabricantes mais bem-sucedidos, com mais de 500 vitórias em Grandes Prémios, para além de 38 títulos de piloto, 37 títulos de construtor e 7 títulos de equipa.
Speed Block: As históricas cores da Yamaha
Em 1964, o departamento de competição lançou o modelo de 250 cc para o Grande Prémio, com nova carenagem branca, uma risca vermelha e guarda-lamas dianteiro vermelho. Este provou ser um bom presságio e o piloto de fábrica, Phil Read, ganhou o primeiro título mundial da Yamaha.
Este esquema de cores em vermelho e branco arrojado, simples e dinâmico rapidamente se afirmou como o visual instantaneamente reconhecível da Yamaha nos Grandes Prémios e foi o precursor do “Speed Block” da Yamaha: indiscutivelmente o esquema de cores mais famoso e mais desejado que já apareceu numa moto de corrida.
A carenagem branca com o “Speed Block” vermelho rapidamente se tornou no esquema de cores de corrida definitivo da Yamaha na Europa para as duas décadas que se seguiram até à era Rainey e Lawson.
A incrível reação do público à recente revelação da M1 de fábrica, com as cores especiais do “Speed Block” do 60.º aniversário, demonstra que é um dos esquemas de cores mais evocativos da empresa, popular entre pilotos e fãs de todas as idades. Simples, dinâmico, intemporal e rapidamente reconhecível, o “Speed Block” estará sempre associado à Yamaha e às suas campanhas de GP de grande êxito, de uma era muito especial na história da empresa.
Novos modelos da Série R do 60.º aniversário do World GP
Para celebrar a longa e cativante história das corridas em GP da Yamaha, a empresa criou um design comemorativo do 60.º aniversário do Grande Prémio Mundial para os modelos R1, R7, R3 e R125 de 2022.
Tal como a famosa máquina vencedora de Campeonatos Mundiais da Yamaha, os modelos R1, R7, R3 e R125 comemorativos do 60.º aniversário do World GP apresentam uma carenagem em branco com uma risca vermelha horizontal forte e linhas brancas verticais, criando o “Speed Block” vermelho. Este esquema de cores autêntico apresenta um guarda-lamas dianteiro totalmente vermelho e rodas douradas, tal como as motos de fábrica vencedoras da Yamaha, e este visual intemporal é complementado com a placa de número dianteira amarela, um emblema de aniversário e uma risca vermelha que vai desde o topo do depósito de combustível até à traseira.
Desde que a Yamaha se estreou no GP em 1961, a empresa conseguiu mais de 500 vitórias em Grandes Prémios com pilotos lendários, incluindo Read, Ivy, Saarinen, Agostini, Roberts, Lawson, Rainey, Lorenzo e Rossi, e, mais recentemente, Quartararo – e estas cores de corridas históricas destacam a ligação entre as motos de corrida da Yamaha e todos os modelos da Série R.
Destaques do modelo do 60.º aniversário
Carenagem branca com gráfico “Speed Block” vermelho
Emblema especial do 60.º aniversário
Risca vermelha que vai desde o topo do depósito até à traseira
Guarda-lamas dianteiro vermelho
Placa de número dianteira amarela
Rodas douradas
Destaques do modelo R1 do 60.º aniversário
Motor de 4 cilindros de planos cruzados com 998cc e 200 cv
Sistemas de controlo eletrónico altamente avançados
UMI de 6 eixos com giroscópio/sensores G para captação de movimentos em 3D
Opções de entrega de potência (PWR)
Sistema de controlo de tração com sensores de inclinação (TCS) / Controlo de derrapagem (SCS)
Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
ABS para curvas com controlo de travão (BC) de 2 modos
Sistema de gestão do travão do motor (EBM) de 3 modos
Acelerador APSG ride-by-wire
Quadro em alumínio Deltabox com curta distância entre eixos
Braço oscilante de tipo treliça elevada/quadro traseiro em magnésio
Jantes em magnésio e depósito de combustível em alumínio de 17 litros
Painel de instrumentos LCD de transístores de película fina (TFT)
Carenagem ao estilo da M1
Destaques do modelo R7 do 60.º aniversário
Compacto motor CP2 de 689 cc de elevado binário com tecnologia de campos cruzados
Design ultracompacto com o ADN puro da Série R
Carenagem integral altamente aerodinâmica com cobertura inferior em alumínio
Suspensão dianteira invertida de 41 mm de elevada especificação
Suspensão traseira monocross de tipo “link” com um novo amortecedor
Embraiagem A&S
Quadro tubular leve com montagem central de alumínio para proporcionar uma rigidez de chassis afinada
Guiador de avanços e poisa pés leves com elegantes proteções de calcanhar
Posição de condução desportiva e ergonomicamente adaptável
Agressiva dianteira “twin-eye” da Série R com luzes de presença LED
Potentes faróis LED centrais
Jantes em liga leve fundida de 10 raios
Pinças dos travões dianteiros com montagem radial com bomba principal radial Brembo
Design de cockpit Supersport com instrumentos integralmente em LCD
Entrada de ar dianteira em forma de M central
Potentes travões dianteiros de 298 mm e traseiros de 245 mm
Depósito de combustível esguio de 13 litros com encaixes pronunciados para os joelhos
Traseira ao estilo da Série R
Pneu dianteiro 120/70, pneu traseiro 190/55
Destaques do modelo R3 do 60.º aniversário
A melhor supersport ligeira de sempre
Motor DOHC EU5 de 321 cc e 2 cilindros em linha de 4 válvulas de alta rotação, com refrigeração líquida
Chassis tubular em aço de elevada resistência, compacto e leve
Estilo radical inspirado na M1 do MotoGP®
Faróis e luzes de presença LED duplos ao estilo da R1
Depósito de combustível e guiador baixo concebidos para uma excelente ergonomia desportiva
Suspensão dianteira invertida de 37 mm e amortecedor traseiro Monocross
Painel de instrumentos em LCD multifunções com ecrãs de fácil leitura
Performance melhorada com excelente fiabilidade e economia
Distribuição equilibrada de peso 50/50 para uma condução ágil
ADN da Série R
Destaques do modelo R125 do 60.º aniversário
Motor de 125 cc EU5 de alta tecnologia com atuação variável das válvulas
Excelente eficiência da combustão
Quadro Deltabox compacto
Braço oscilante leve em alumínio
Embraiagem com assistência e deslizamento (A&S) para capacidade de controlo ideal
Design de carenagem LED “twin-eye” da série R
Depósito de combustível de 11 litros
Disposição do cockpit inspirada na M1 do MotoGP
Painel de instrumentos LCD de alta visibilidade
Posição de condução desportiva e confortável
Pneu traseiro largo de secção 140mm
Performance de travagem notável
A Série R de 2022
A Série R oferece uma ampla escolha de modelos Supersport, todos eles concebidos e construídos com a filosofia “sem compromissos” da Yamaha, que torna esta linha de competição a mais interessante de todas.
R1M
Equipada com suspensão eletrónica de competição Öhlins (ERS) e com uma especificação impressionante que inclui a mais avançada tecnologia de controlo eletrónico, bem como carenagem leve em carbono, a R1M é a moto de pista mais importante da Yamaha. Para 2022, esta icónica moto Supersport de alta performance estará disponível numa nova cor, Icon Performance.
R1
Com um estilo super agressivo inspirado na M1, combinado com um quadro leve, elementos eletrónicos de alta tecnologia e um motor EU5 de 998 cc com planos cruzados, o modelo R1 está sempre pronto para puxar pela adrenalina. Disponível numa nova opção de cor Icon Blue em dois tons com azul mate escuro.
R3
Com carenagem de estilo agressivo inspirada no MotoGP®, faróis LED duplos e suspensão dianteira invertida KYB de 37 mm, a R3 é a Supersport mais leve da Yamaha.
Esta moto para carta de condução A2, com motor de 321 cc de alta rotação, é o salto perfeito para os pilotos que possam estar a sair da R125 e é a preparação perfeita para subir para a R7.
Para 2022, o motor da R3 está totalmente em conformidade com a norma UE5 e a forma da carenagem inferior foi adaptada para acomodar o novo catalisador. A R3 estará disponível numa nova cor Icon Blue com acabamento em dois tons, composto por uma mistura de Icon Blue e azul mate escuro, para um aspeto ainda mais desportivo e que reforça o visual da família da Série R. A segunda cor para a R3 é Yamaha Black, conferindo à moto um visual elegante e dinâmica.
R125
Concebida de acordo com os mesmos padrões elevados dos modelos da Série R, a R125 dá a cada piloto a oportunidade de fazer parte do Mundo R. Equipado com carenagem inspirada na R1, um quadro Deltabox compacto, um motor EU5 de alta eficiência e suspensões e travões de elevada especificação, a R125 é a melhor Supersport leve de sempre. Disponível numa nova opção de cor Icon Blue em dois tons com azul mate escuro.
Disponibilidade e preço
Os modelos R1M, R1, estarão disponíveis nos concessiossionários a partir de Dezembro de 2021, a R3 em Fevereiro e a R125 em Janeiro de 2022 . Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha no seu país para obter mais informações. Os modelos R1, R3 e R125 estarão disponíveis em duas opções de cor: a nova opção de cor Icon Blue em dois tons e Yamaha Black. A R1M vem na nova cor Icon Performance, em preto e carbono, com detalhes e rodas em azul.
0 comments