Scoop: Husqvarna Vitpilen e Svartpilen 801 com motores bicilíndricos

By on 9 Fevereiro, 2024

As Husqvarna Vitpilen e a Svartpilen 801 poderão chegar na primavera com motor bicilíndrico e potência máxima entre 95 e 121 CV.

As agressivas e originais Husqvarna Vitpilen 701 e Svartpilen 701 não tiveram muito sucesso nos mercados. Alguns modelos que usavam o monocilíndrico de 690 cc da KTM que entregava 75 CV, o que não pareceu cair bem nos gostos europeus. O que talvez faltasse eram algumas versões com motores bicilíndricos da KTM.

Se olharmos para estas imagens captadas pelos nossos colegas do motorradonline.de , parece que a espera está prestes a terminar. Desde a primavera de 2023, surgiram fotos ocasionais nas quais protótipos podiam ser vistos quase prontos para produção em massa.

Os novos modelos poderão ser apresentados na primavera de 2024 (quase em breve) . Nas fotos espiãs é possível perceber que a grande mudança envolve a chegada de um motor bicilíndrico em linha da KTM , que entregará mais potência que a unidade atual. O que não se sabe é qual versão do LC8c será escolhida.

Stefan Pierer, chefe do grupo KTM , indicou que todos os motores 790 viriam da China. Assim o futuro modelo poderá chamar-se 801 e ter um bicilíndrico da KTM com 95 CV , para poder oferecer uma versão limitada de 48 CV destinada aos titulares de licença A2 . Embora se for decidido montar o motor da KTM 990 Duke 2024, poderíamos estar a falar da Husqvarna 901 com potência de até 121 cv.

As diferenças entre a roadster Vitpilen e a scrambler Svartpilen são mínimas : pneus, guiador, pequena tela acima do farol e diferentes cursos de suspensão. A Husqvarna de dois cilindros pesará menos de 200 kg e poderá até ficar em 190 kg com o depósito cheio.

Quanto aos nomes, certamente vos parecem algo estranho, mas têm um significado simples. Svartpilen significa Flecha Preta em suéco e Vitpilen significa Flecha Branca.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments