Primeiros testes com o protótipo Tuareg que fará a Aprilia regressar aos Raids Africanos
O regresso da marca Aprilia aos grandes raids africanos está cada vez mais próximo. O novo protótipo da Aprilia Tuareg, desenvolvido para competir no deserto, percorreu os seus primeiros quilómetros de testes com um feedback positivo de ambos os pilotos de fábrica da Aprilia Racing, Jacopo Cerutti e Francesco Montanari.
Apresentada ao público no dia 27 de Maio, durante a grande festa Aprilia All Stars, a Tuareg desenvolvida para os raids de rally nasce sobre a base técnica da moto que, derivada do modelo stock, e é actualmente uma grande protagonista no Campeonato Italiano de Motociclismo, terreno escolhido para o desenvolvimento do projecto “Back to Africa”.
Desenvolvida pela Aprilia Racing com a colaboração da Gcorse, propriedade dos irmãos Guareschi, a Aprilia Tuareg nascida para as corridas no deserto explora as brilhantes características de base off-road da Tuareg 660 de stock, introduzindo as modificações apropriadas necessárias para enfrentar os severos raids africanos. Nesta primeira fase do trabalho, o foco foi colocado na arquitectura da ciclística, com um novo quadro modular e geometrias revistas para garantir estabilidade a altas velocidades e maior curso de suspensão. O desenvolvimento continuará nos próximos meses com uma primeira fase de desenvolvimento do motor e um primeiro depósito suplementar.
A versão de competição da Aprilia Tuareg 660 está equipada com suspensão Öhlins by Andreani, escape SC Project totalmente em titânio e filtro de ar Sprint Filter específico. A colaboração com a Metzeler foi inestimável, uma vez que a empresa está cada vez mais interessada no mundo da aventura com dois cilindros e escolheu a Aprilia para desenvolver os produtos para um futuro compromisso em rallys.
Depois de terem completado com sucesso os primeiros testes no circuito de motocross de Riola Sardo, este fim-de-semana, a Aprilia Racing e a GCorse voltaram a competir para a 5ª e 6ª prova do Campeonato Italiano de Motociclismo em Umbertide. Ambas as máquinas de fábrica Aprilia Tuareg 660 com calçado Metzeler, confiadas a Jacopo Cerutti e Francesco Montanari, voltaram a confirmar o seu estatuto de grandes protagonistas na classe G-1000, reservada a motos multi-cilindros com mais de 600 cc.
Segundo no rali de sábado, reduzido a metade devido às condições climatéricas adversas, Jacopo Cerutti redimiu-se no dia seguinte, terminando a G-1000 na liderança – posicionando-se solidamente, como sempre, na ordem geral em sexto lugar – após uma emocionante batalha que se resumiu a segundos com Alessandro Botturi (Yamaha). Esta é uma vitória que lhe permite manter a liderança da classificação geral tendo em vista a última ronda do calendário, agendada para o final de Outubro. Francesco Montanari também se destacou, sendo sexto no sábado e terminando com um excelente terceiro lugar no domingo.
0 comments