Piaggo MP3 vs Kymco CV3: Uma escolha nada fácil

By on 26 Abril, 2023

6 rodas, 3 cilindros e personagens muito diferentes. Neste artigo trataremos principalmente das diferenças ou dos pontos fortes e fracos de cada modelo. Vejamos à lupa o que nos oferecem a Piaggo MP3 e Kymco CV3.

Mesmo antes de olhar para os dados técnicos da Piaggio MP3 e Kymco CV3, os designs muito diferentes chamam a atenção. A Piaggio MP3 é o modelo original, a percursora da scooter de três rodas que tendeu a mudar apenas ligeiramente na aparência ao longo dos anos. A sua aparência é mais redonda, mais suave, mais convencional. Mas em comparação direta também parece um pouco gordinha, mais expansiva.

Já a Kymco define-se como a atleta entre as scooters de três rodas: angular, masculina, ombros largos. Em termos de aparência, as duas não são comparáveis. Uma mais adulta, outra jovem e irreverente. Uma e outra não poderiam ser mais diferentes, e  tão grande quanto a diferença na aparência, também o que vamos encontrar no interior de ambas.

Motores: bicilíndrico ou monocilíndrico?

Além da ótica diametral, ambas as scooters de três rodas também contam com conceitos de motor completamente diferentes. A Piaggio MP3 emprega um clássico monocilíndrico com 530cc de cilindrada que entrega 44 cv de potência e 50 Nm de binário. A Kymco CV3 conta com um motor bicilíndrico em linha com capacidade de 550cc donde se extraiem 51 cv e 50 Nm para a roda traseira.

Ambas usam um variador, mas a Kymco tem um braço oscilante separado com um acionamento por correia de baixa manutenção, enquanto a Piaggio usa um braço oscilante clássico de scooter com o motor embutido. Isso faz com que a Kymco pareça tecnicamente mais complexa e também mais potente, em comparação. O bicilíndrico em linha de alta rotação com deslocamento do pino da cambota na Kymco empurra mais forte e funciona com mais suavidade.

O grande monocilíndrico da Piaggio vibra significativamente mais, especialmente quando parado, e também é visivelmente mais áspero do que o aveludado dois cilindros da CV3. A diferença de desempenho é perceptível, mas não precisa ser decisiva para a maioria dos compradores, já que ambas têm boa aceleração e potência suficiente para avançar em todas as situações.

Existem diferenças no som: enquanto a scooter Kymco produz um leve som V2 devido ao deslocamento do pino da cambota, a Piaggio ronca no típico baixo monocilíndrico. Se conduz normalmente com pendura ou sempre com mais bagagem, pode tender para a Kymco, já que um pouco mais de vapor nunca é uma desvantagem aqui. A Kymco também pode superar a MP3 quando se trata de um funcionamento suave, mas isso não deve ser decisivo para a maioria dos compradores, já que ambas têm boa aceleração e potência suficiente para avançar em qualquer situação de triciclo.

Três rodas, dois conceitos

À primeira vista, ambas as suspensões dianteiras parecem semelhantes, mas são fundamentalmente diferentes. Enquanto a Piaggio MP3 conta com um paralelogramo com suspensão de roda independente, como um tubo amortecedor por roda, a Kymco usa um sistema de dois amortecedores por roda. A partir daqui, os técnicos podem continuar pesquisando os detalhes por conta própria, porque para a maioria dos utilizadores esse não será o fator decisivo na compra, mas sim a tradicional pergunta: Qual anda melhor?

Basicamente, a orientação da roda dianteira não pode ser comparada com uma scooter clássica de duas rodas. A frente é pesada demais para correr pela cidade de maneira igualmente ágil, e no dia a dia, a Piaggio MP3 e a Kymco CV3 revelam diferenças pouco acentuadas. Às vezes, numa curva rápida a Kymco CV3 dá um pouco mais de confiança, sensação que talvez venha do facto sentirmos mais vibrações no motor monocilíndrico da MP3, que nem sequer chegam ao guiador na CV3.

Uso diário e praticidade

Em termos de praticidade, ou seja, espaço de armazenamento para uso diário, a Piaggio MP3 está claramente à frente. Por um lado, possui um compartimento realmente grande e contínuo sob o assento, onde podemos guardar dois capacetes ou uma compra realmente grande no supermercado. Por outro lado, o espaço para o utilizador da Piaggio é significativamente menor e, portanto, muito mais fácil para pessoas de baixa estatura entrar e sair. Além disso, a Piaggio MP3 oferece um prático porta-luvas, que falta na Kymco CV3. Para poder alcançar ou superar o volume de carregamento da MP3, a scooter de três rodas Kymco precisa de uma top case ou de duas malas laterais, mas elas têm um custo extra. Além disso, se quiser usar uma top case na CV3, tem que sacrificar o assento do pendur. Esta não é uma solução ideal.

Por outro lado, os dois encostos para o condutor e pendura são bons na Kymco CV3, cuja inclinação pode ser facilmente ajustada. No entanto, a classificação de praticidade para o quotidiano, pende claramente para a Piaggio MP3.

Equipamento

A corrida frente a frente entre as duas scooters de três rodas vai para a final. Em termos de equipamento vêm ambas bem fornecidas, mas a Piaggio MP3 pode prevalecer. Isto porque tem uma tela maior e melhor, marcha-atrás e até uma câmara traseira. É claro que isto pesa na escolha, tanto mais que estes veículos de 3 rodas visam principalmente atrair os condutores de automóveis, pois ambos os modelos podem ser conduzidos com carta de carro e, portanto, a licença de moto não é absolutamente necessária. Punhos aquecidos e sistema de monitorização da pressão dos pneus são padrão na Kymco, assim como o cruise control. A Piaggio MP3 ainda tem aquecimento de assento como opção (por um custo extra). Ambos os modelos estão muito bem equipados na verdade.

Conclusão

Ambas as scooters de três rodas estão na classe alta de scooters em termos de desempenho, equipamento e preço. Portanto, o processamento deve ser correto. E aqui ficamos um pouco surpresos com o facto da Kymco ter conseguido um resultado melhor do que a Piaggio MP3 em termos de acabamento e qualidade do material. Com as duas scooters de três rodas, percebe-se que os fabricantes não economizaram em todos os botões e recursos, mas no geral a Kymco CV3 parece ter um poucoa mais de qualidade. Mas na verdade, estamos a falar apenas de nuances, que provavelmente dificilmente são decisivas para o ato de compra.

Em comparação direta, a Piaggio MP3 530 HPE Exclusive é a scooter mais prática porque oferece recursos mais úteis para o uso diário. No entanto, a Kymco CV3 é superior à Piaggio MP3 em termos de desportividade e também dá um passo à frente na qualidade. O que lhe falta é mais espaço de armazenamento.

Os preços aproximam-nas…

Piaggio MP3 – PVP: 13.199.00€ (IVA incluído)

Kymco CV3 – PVP: 12.990,00€ (IVA incluído)

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments