Os melhores Pneus 2020 para Track Days homologados para Estrada
Os Track Days têm cada vez mais adeptos e para quem gosta de rodar rápido e em segurança, os circuitos são o local ideal para colocar colocar os seus limites à prova. Ora nestas circunstâncias para além da experiência de pilotagem conta muito o tipo de pneus com que iremos rodar.
Aliás os Track Days são sempre uma excelente oportunidade não só de melhorar a nossa pilotagem e conhecer os limites da nossa moto mas também uma excelente altura para mudarmos os pneus da nossa desportiva. Isto porque quase sempre os organizadores de Track Days proporcionam a venda no local de pneus, modelos especialmente recomendados para rodar em pista, a preços muito especiais, com montagem e calibragem incluídas. Assim, de uma assentada, poderemos colocar pneus novos na moto a um preço mais em conta e ter a oportunidade, de imediato, rodar com os mesmos em condições excepcionais.
Podemos pensar que se vamos colocar pneus novos para rodar em pista o mais certo é que acabemos o dia com os mesmos destruídos… provavelmente. Mas isso vai depender essencialmente do objectivo e da intensidade com que forem rodar em pista. Podemos sempre rodar só da parte da manhã ou da só parte da tarde e poupar os pneus para os próximos 5.000 Kms em estrada ou até para um próximo Track Day… a decisão é vossa. De qualquer forma os pneus em pista vão-se desgastar mais em zonas onde na estrada normalmente não chegamos, dado que os níveis de inclinação e velocidade tendem a ser mais controlados. ( deverão ser !!! )
O objectivo deste artigo é dar-vos a conhecer algumas referências sobre pneus que então fará sentido montar de forma a que se possa obter um bom desempenho em pista mas também depois, cá fora, em estrada. Precisamente, tendo em conta essa mesma procura, quase todos os fabricantes desenvolveram modelos de pneus com esse objectivo, de proporcionar um excelente comportamento em Pista e simultaneamente estarem homologados para Estrada.
Fazemos referência a 6 pneus das gamas 2020 dos fabricantes que mais se identificam com essa realidade Race/Street Tyres : ( por ordem alfabética de fabricante )
BRIDGESTONE RS10
Um pneu novo para 2020 especialmente concebido para dupla utilização, Pista e Estrada, aliás a designação “RS” significa as iniciais de Racing e Street. Um pneu radial de excelente comportamento em seco, proporcionando um alto nível de aderência e estabilidade em pista e na estrada. Um pneu que escolhido por muitas marcas para equipar as suas desportivas topo de gama. Disponível também em versão para jantes mais estreitas.
CONTINENTAL ContiRaceAttack 2 soft/medium e ContiRaceAttack 2 Street
Os pneus ContiRaceAttack da Continental estão especialmente concebidos para rodar em pista e estão disponíveis em dois tipos de dureza, Soft e Medium, com uma medida única para a dianteira de 120/70-17” e 3 medidas diferentes para a traseira de 160 a 190. A versão Street tem maior duração, utilizado por exemplo em provas de resistência e pode ser combinado com as versões Soft e Medium.
DUNLOP D213 GP PRO e GP Racer D212
Especialmente desenvolvidos pela Dunlop para rodar em pista e proporcionar uma experiência semelhante a uma pilotagem de competição. Disponível em 3 graus de dureza ( compound ) para o pneu dianteiro ( MS1, MS2 e MS3 ) e 4 níveis para o pneu traseiro ( MS0, MS1, MS2 e MS4 ) que podem ser combinados entre si em função do estilo de pilotagem e do circuito em si.
Para aqueles que pretendam um pneu igualmente de alto desempenho em pista e na estrada, herdeiro de toda uma experiência em alta competição e mais simples em termos de escolha de compounds existe a opção GP Racer D212 em duas versões: a versão M mais soft e aderente e a versão E mais resistente.
METZELER RACETEC RR
Um dos pneus desportivos mais populares nos Track Days que garantem um desempenho excepcional a um preço aceitável. Estão disponíveis em 3 compostos de borracha diferentes :
- Os K1 Supersoft, que normalmente ninguém utiliza a não ser quando se trata de fazer tempos para alinhar na grelha para alguma competição.
- Os K2 Soft são os mais populares para circuito normalmente na roda traseira e podem combinar com um K1 na roda dianteira.
- E os K3 Medium que se não vão para ganhar nenhuma corrida e pretendem um pneu para durar mais uns milhares de Kms depois do Track Day será aquele que faz mais sentido. Podem sempre combinar com um pneus K2 Soft para a dianteira.
MICHELIN POWER CUP 2
Um novo pneu para 2020 também muito popular nos Track Days especialmente desenhado para uma utilização 90% em pista embora aprovado para uso em estrada. Do tipo dual compound com adição de carbono para uma aderência extrema e bandas nas extremidades sem desenho, tipo slick, para aderência máxima em curva.
PIRELLI SUPERCORSA SC
Muito semelhante aos Metzeler Racetec, os Supercorsa são produzidos na mesma fábrica e são pneus super populares e montam de origem em muitas das superdesportivas do momento. Estão também disponíveis em diferentes durezas ( Compounds ) de borracha:
- SC1 são os mais soft e tal como os Racetec K1 destinados a rodar ao limite e para baixar aquelas milésimas de segundo necessárias para sair na primeira linha da grelha.
- SC2 excelente para o pneu traseiro em combinação com os SC1 novamente para sair na primeira linha da grelha.
- Os SC3 são aqueles que numa perspectiva de termos pneus para os próximos meses ou voltarmos a um novo Track Day ainda termos pneu para o efeito. E podem ou devem ser combinados com um SC2 na frente.
0 comments