Como afinar o SAG

By on 16 Março, 2023

A afinação do “sag” do amortecedor traseiro numa moto de todo-o-terreno é um aspecto importante da afinação da moto, uma vez que afecta o manuseamento, estabilidade, e desempenho geral. O “sag” refere-se ao quanto a suspensão traseira comprime sob o peso do piloto e da própria moto. Deixamos aqui um guia passo-a-passo para o ajudar a ajustar o “sag” da sua moto.

Ferramentas e materiais: Vai precisar de uma fita métrica, um cavalete para a moto, as ferramentas adequadas para ajustar a pré-carga da mola traseira (variam de modelo para modelo, consultar o manual), e uma caneta e papel para registar as medições. E muito importante, um assistente para segurar a moto e tirar as medidas ou para ficar em cima da moto.

Medir a suspensão totalmente estendida: Coloque a moto no cavalete e assegure-se de que ambas as rodas estão fora do chão. Medir a distância desde o eixo traseiro até um ponto fixo no pára-lamas traseiro ou sub-quadro directamente acima do eixo. Esta é a sua medição da suspensão totalmente estendida, ou L1.

Medir o “sag” estático: Retirar a moto do cavalete e mandar o piloto montar-se na moto na sua posição normal de condução, com os pés nos estribos, de pé e com o equipamento completo (A razão para estar de pé é simples – é consistente. Os bancos das motos de terra são muito longos e o piloto se sentar em pontos diferentes a medição não será fiável). Neste ponto é útil ter um assistente a segurar a moto na vertical ou a tirar as medições (o piloto pode manter a moto na vertical apoiando-se ligeiramente numa parede por exemplo).

Comprimir ligeiramente a traseira e largar lentamente.Medir a distância do eixo traseiro até ao mesmo ponto fixo no pára-lamas traseiro ou no sub-quadro. Esta é primeira medida da suspensão carregada, ou L2.

Levantar ligeiramente a traseira e, novamente, largar lentamente. Medir novamente a distância entre os dois pontos. Esta é a segunda medida da suspensão carregada ou L3.

A diferença entre L2 e L3 é a chamada “zona de fricção”. Numa situação ideal, este valor seria nulo, no caso de ser superior a 5mm é indicação de que as bielas e pontos de apoio do amortecedor estão a necessitar de manutenção e lubrificação.

Calcular o “sag”: Para calcular o “sag” usamos a seguinte fórmula:

SAG = L1 – ((L2 + L3) / 2)

Para saber qual o “sag” ideal para a sua moto deve consultar o respectivo manual (varia de moto para moto). Caso não tenha o manual e não encontre a informação necessária online pode-se usar o princípio de que para a maioria das motos todo-o-terreno, a medida recomendada do “sag” situa-se entre 25% e 33% do curso total da roda traseira. Por exemplo, se a sua moto tiver 300mm de curso da roda traseira, o “sag” ideal entre entre os 75mm e os 100mm.

ATENÇÃO: É recomendado que se verifique cada medida uma ou duas vezes para assegurar que a medida está bem tirada.

Ajustar a pré-carga: Se a sua medida do “sag” estiver fora do intervalo recomendado, necessitará de ajustar a pré-carga da mola do amortecedor traseiro. Se o “sag” for demasiado, aumenta-se a pré-carga, se for insuficiente, reduzimos a pré-carga. Mais uma vez recomendamos a consulta do manual da moto.

Repetir as medições e ajustes: Depois de ajustar a pré-carga deve repetir todo o processo de medição para verificar se o “sag” já é o ideal. Se ainda não for dá-se mais um toque na pré-carga da mola.

Fixar e finalizar os ajustes: Uma vez atingido o “sag” desejado assegure-se que aperta devidamente quaisquer anéis de bloqueio ou parafusos no afinador da pré-carga para evitar que este se mova. Não se esqueça de registar a sua medição e ajustes finais do “sag” para referência futura.

Lembre-se de verificar periodicamente o “sag” e afinar conforme necessário, especialmente se mudar o seu equipamento (alterando o peso) ou se fizer outras modificações na sua moto. O ajuste adequado do “sag” pode melhorar muito a sua experiência de condução no todo-terreno e a sua moto terá o seu melhor desempenho!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments