Energica EGO 2019 – Uma desportiva Electrizante

By on 13 Dezembro, 2018

A Energika EGO é a moto elétrica mais desportiva do momento e aquela que serviu de base para o desenvolvimento da moto de competição que vai integrar o Campeonato do Mundo de MotoGP na nova classe MotoE e a partir de 2019.

A Energica EGO foi desenhada por engenheiros com enorme experiência na competição, inclusivamente na Fórmula 1. A EGO monta um motor de alto rendimento com Ímans permanentes refrigerado por água com uma potência aproximada de 145cve com uma entrega instantânea entre as 4.900 rpm e as 10.500 rpm e um binário sempre constante de 200Nm das 0 às 4.700 rpm.

Com estas cifras de motor não é de admirar que a Energica EGO vá dos 0 aos 100 em menos de 3 segundos e alcance uma velocidade máxima de 240Km/h e tudo isto sem passar caixa pois na EGO basta rodar o acelerador.

A EGO monta uma unidade central de comando que funciona como o “cérebro” da moto e que controla todas as suas funções. Assim a bateria, o inversor, o carregador, e o ABS estão constantemente a ser avaliados pela unidade central VCU que gere toda a informação. Este dispositivo, totalmente desenvolvido pela Energica, permite ainda escolher entre vários modos de motor para adaptar a mesma às condições de circulação.

A electrónica é bastante sofisticada e inclui 4 modos de motor, Urban, Eco, Rain e Sport, 4 modos de travagem com regeneração, Low, Medium, High e Off, Controle de Tração, Cruise Control, Punho aquecidos e porta USB para carregamento de acesórios electrónicos.

A Energica EGO inclui ainda um sistema de acelerador de baixa potência e com limitador de velocidade, com marcha atrás, que permite ajudar a estacionar a moto com maior facilidade.

Os travões são da Brembo e o ABS da Bosch, que conta com uma função que evita o levantar da roda traseira em travagens mais violentas. O painel de informação é um TFT a cores de 4.3” e permite a ligação de smartphone através de bluetooth .

A autonomia da EGO surpreende-nos pois segundo a fábrica a mesma pode percorrer cerca de 200Km em modo ECO com carga máxima, sendo que a recarga rápida e até aos 85% se consegue em cerca de 25 minutos enquanto que a carga normal desde zero e até aos 100% pode levar cerca de 3 horas e meia.

A Energica EGO está disponível em duas cores para 2019 e também uma cor especial inspirada na versão Corse de competição.

 

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments