Nexx X.T1 Carbon Zero
É incontornável falar do Nexx X.T1 fazendo referência a uma opção muitas vezes feita pelos motociclistas por capacetes com um carácter mais desportivo e posteriormente não os acharem suficientemente silenciosos ou demasiado frescos e arejados.
Um capacete desportivo ou de carácter desportivo é um capacete cuja maior preocupação é em paralelo obviamente com a segurança, o peso e a capacidade de ventilação da cabeça do piloto. Pretende-se assim minimizar o desconforto térmico, e evitar embaciamentos, sendo que nesta última questão há outras opções que por norma passam por películas que se colocam no interior da viseira. O barulho não é assim uma das principais preocupações dos técnicos quando projectam o capacete, e decerto já terá visto por diversas vezes os pilotos colocarem antes da prova protectores de ouvido. Isto por si só deveria ser um indício que deveríamos tomar em linha de conta quando compramos um capacete desportivo e assim evitar depois dissabores ou comentários sobre a fraca insonorizarão dos mesmos.
Pois no mundo real, conduzindo motas reais e fazendo a utilização normal de um capacete, a opção por modelos mais turísticos é o melhor se a sua preocupação passa por ter um capacete mais insonorizado, com comportamento mais homogéneo ao longo de todo o ano, mas versátil com inclusão em alguns deles de viseiras escuras, com fechos mais práticos do que os Double D e entradas de ar um pouco menos ciclónicas. Talvez este seja o tipo de capacete que precisamos se o nosso objectivo não é andar em circuito a velocidades proibitivas e onde todas as gramas contam.
O CAPACETE
A Nexx apresenta neste segmento turístico o X.T1, sendo o Carbon Zero de que hoje falamos o modelo cimeiro desta linha. É um capacete com o casco em carbono, com 3 tamanhos de calota o que permite uma adequação mais correcta a todos os tamanhos de cabeça. O ajuste é ainda facilitado uma vez que tem hipótese de trocar os forros, que são anti-alérgicos e anti-transpiração, por outros com maior enchimento.
A viseira em PC Lexan vem preparada para uso de Pinlock, e o capacete vem com narigueira amovível, óculos de sol integrados e as habituais laterais com sistema de emergência em caso de acidente dos capacetes integrais da Nexx.
Visualmente o capacete tem o carbono em destaque em toda a calota sem elementos de decoração a esconder esta nobreza de material. Apenas pequenos detalhes de cor vermelha para identificar o modelo conferindo-lhe um ar requintado e extremamente apelativo. O capacete é construído de acordo com a nova tecnologia X-Zero o que proporciona um capacete mais leve, mais resistente, com melhor acabamento da calota fruto no menor número de camadas de verniz no fabrico.
Já no que diz respeito ao conforto de utilização, uma vez mais o X.T1 consegue óptimos resultados. Os interiores Cool Max a que a Nexx nos tem habituado mantêm um altíssimo nível de conforto com tecidos suaves e frescos, as ventilações são eficazes e conseguem uma muito boa refrigeração da cabeça do motociclista com duas entradas, uma no queixo e outra na parte superior da calote, e os óculos interiores de sol accionados na parte de cima da calote uma mais valia que à primeira vista, ou para aqueles eu nunca experimentaram e nos quais me incluo, não parece ser assim tão importante. No entanto o facto de poder andar com uma viseira normal e quando apanha sol ou o dia está claro poder fazer deslizar os óculos escuros é de facto um daqueles detalhes aos quais uma vez habituados dificilmente dele prescindimos. Por último, o nível de ruído é bastante mais baixo que em capacetes desportivos, e em linha com outros modelos de referencia neste segmento. Não nos podemos contudo esquecer que há vários factores que interferem nesta avaliação de ruído, que vão desde a moto até a forma da própria cabeça do motociclista pelo que se trata sempre de uma observação muito subjectiva.
Ainda no que respeita à versatilidade, há a possibilidade de instalar um kit de intercomunicador da própria marca e que deve ser adquirido à parte permitindo, via Bluetooth, o emparelhamento do telemóvel e assim efectuar e receber chamadas telefónicas ou mesmo ouvir música. Um elemento a ter em conta por todos aqueles que não se conseguem ou não podem desligar do telefone quando conduzem a moto. Pode ainda ser usado quando utiliza o telemóvel como Gps por exemplo para ir ouvindo as indicações do mesmo. Um mundo de soluções.
Em suma, o Nexx X.T1 trás um nível de versatilidade e qualidade de construção ímpar a um capacete com um nível de conforto de utilização também de si exemplar. Se o que pretendemos é um capacete para viagens, utilização diária e em condições mundanas, penso que o Nexx X.T1 deverá ser merecedor da sua atenção, em especial se privilegiar um capacete com um aspecto distinto, com linhas clássicas e decorações minimalistas e requintadas.
Texto: Antonio Gomes
0 comments