MV Agusta Superveloce 98 Limited Edition: Herdeira de um legado legítimo

By on 13 Outubro, 2023

A Superveloce 98 Limited Edition na distinta cor “Rosso Verghera” estará disponível em apenas 300 unidades, a maioria das quais já foi reservada pelos coleccionadores mais fiéis da marca.

No início dos anos 40, em Itália, a guerra tornou a vida muito difícil para todos, a começar pelas actividades quotidianas. A deslocação, por exemplo, na quase ausência de transportes públicos, era difícil e dispendiosa. Foi por isso que Domenico Agusta, que tinha assumido a empresa familiar em 1927 após a morte do seu pai Giovanni, pensou nas motos como uma solução para facilitar as deslocações e, ao mesmo tempo, garantir um futuro para si e para os empregados da Officine Aeronautiche Giovanni Agusta.

Em 1943 surge o primeiro motor MV Agusta: monocilíndrico, 98 cc, com uma caixa de duas velocidades lubrificada. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas após algumas semanas a ocupação da fábrica, em setembro de 1943, parou tudo. O projeto teve de esperar até ao imediato pós-guerra, quando o fim das hostilidades permitiu recomeçar a montagem da moto completa, a MV 98, que fez a sua estreia revestida de uma elegante cor borgonha.

É difícil especular sobre as razões para esta escolha de cor decididamente invulgar: talvez as origens aristocráticas do conde Giovanni Agusta, que o seu filho quis homenagear, ou mais simplesmente a inspiração do momento, o gosto pessoal. O que é certo é que a escolha do borgonha confere uma elegância notável a uma moto pronta a desafiar as estradas esburacadas daqueles anos.

Hoje, 80 anos após o nascimento do primeiro motor, as iniciais “98” regressam à carenagem de uma MV Agusta: é a Superveloce 98 Limited Edition, produzida em apenas 300 exemplares numerados e imediatamente reconhecível graças à cor “Rosso Verghera”. Diretamente inspirada na coloração original, a Rosso Verghera é um produto sofisticado da mais alta qualidade, cuja fórmula foi desenvolvida a nível experimental no CRC e depois industrializada exclusivamente para a MV Agusta. Feita à mão em várias fases, a cor é constituída por uma base mate de dois componentes, combinada com uma camada brilhante para um acabamento que realça os pigmentos metálicos. Um tributo a uma história de sucesso, coragem e empreendedorismo que nem sequer teria começado sem o projeto do motor 98, em 1943.

As iniciais “98 Limited Edition” são colocadas no lado da cauda e depois no topo, ladeadas pela tricolor italiana, que enfatiza a origem inalienável “Made in Italy” de cada MV Agusta, construída sem exceção na fábrica de Schiranna, nas margens do Lago Varese. A referência histórica à cilindrada do motor concebido em 1943 e à série de edição limitada é também exibida na placa de direção, graças à gravação tecnológica a laser, e é sublinhada pelo certificado de autenticidade, entregue aquando da compra da moto.

A vocação racing da Superveloce tem sido importante desde o lançamento deste modelo e é também reforçada na Superveloce 98 Limited Edition, graças ao kit dedicado. Uma caixa rigorosamente cor de vinho contém a capa do assento, uma capa específica para a moto, o certificado de autenticidade acima mencionado e duas peças preciosas: o escape Arrow de três saídas, apenas para utilização em pista, e a unidade de controlo eletrónico dedicada às corridas, perfeita para tirar o máximo partido do motor Varese de três cilindros.

O motor, de facto, é o icónico tricilíndrico de 798 cc, compacto e potente (147 cv), que graças à sua extrema leveza contribui para manter o peso da moto em apenas 173 kg a seco, que desce ainda mais para 165 kg com o kit de competição. Cambota contra-rotativa, cames tratadas com revestimento DLC para reduzir a fricção e aumentar o desempenho, válvulas em titânio, cambota e rolamentos de biela desenvolvidos para reduzir as perdas: são muitas as características técnicas que fazem deste motor um exemplo de eficiência e desempenho.

A completar o quadro de absoluta excelência técnica está todo o equipamento da Superveloce 98 Limited Edition: as jantes raiadas com acabamento dourado, o sistema de travagem optimizado e aligeirado graças ao cilindro mestre radial Brembo PR 16/19 e às pinças Stylema M4.30 à frente, bem como servido pelo ABS Continental MK100 recalibrado. Além disso, o Ride by Wire melhorado graças à rotação negativa do punho do acelerador; o painel de instrumentos a cores TFT de 5,5″, amplamente personalizável e ligado ao smartphone; os pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa de alto desempenho e o sistema de localização por satélite antirroubo Mobisat.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments