MV Agusta Lucky Explorer 9.5: As especificações oficiais!
A tricilíndrica 9.5 de Varese tem 124 cv, 102 Nm, peso a seco de 220 quilos. Estes são os dados oficiais da moto de aventura que replica as cores e a fórmula da icónica Cagiva Elefant 900. Duelo italiano à vista com a DesertX.
Foi na década de 1980 e com o Rally Paris-Dakar já no seu apogeu, que o mundo percebeu que a condução não acaba quando o asfalto termina. Percorrer milhares de quilómetros através do nada, desafiar os nossos próprios limites e encontrar o melhor caminho com o olhar fixo sobre um road book preso por fios, consertar um motor com as próprias mãos a meio da noite, mostravam até onde podem ir os nossos limites.
Com as ‘Big Trail’ dos anos oitenta especificadas para o mais duro rali do mundo, nascia uma nova era onde essas motos com motores a rondas os 1000cc, em pouco tempo foram rotuladas como Rainhas do Deserto. O domínio até então exercido pela Yamaha, Honda e BMW, acabou por ser travado por uma máquina italiana construida em Varese: a Cagiva 900 Elefant construída em Varese.
Reiventar o Sonho Africano
Esse ‘milagre italiano’ é hoje trazido de novo à luz do dia por duas motos definidas para esse mesmo espírito de aventura, com as quais podemos rolar perfeitamente rolar no quotidiano e entrar nos trilhos mais difíceis, com intensa atitude offroad. Enquanto a Ducati fez nascer o projeto Desert X em 2019 com o bicilíndrico Testastretta com distribuição desmodrómica, 937cc, capaz de debitar 110 cv às 9.250 rpm de potência máxima, para um peso (em ordem de marcha) de 223 kg, a MV Agusta encheu as páginas de jornais em todo o mundo com o ‘Projeto Lucky Explorer’ apresentado no EICMA de 2021, contudo sem revelar números para a sua tricilíndrica Lucky Explorer 9.5 – que finalmente podem ser conhecidos.
Com o lançamento oficial a aproximar-se, a MV Agusta teve agora a gentileza de compartilhar essas especificações, a poucos dias do final do ano e do começo de mais uma edição do Rally Dakar, agora disputado na Arábia Saudita e num tempo muito distante da progenitora Elefant 900 do ‘Africano’ Hubert Auriol.
As especificações da Lucky Explorer 9.5
Em primeiro lugar, a Lucky Explorer 9.5 possui um motor de três cilindros de 931cc derivado do motor de 800cc da desportiva F3 800. O motor triplo de 57 kg produz 124 cv de potência máxima e 102 Nm de binário máximo. A velocidade máxima estimada é de 240 km/h.
A MV Agusta também aligeirou a cambota da 9.5 para melhorar o manuseamento, reduzindo a inércia. Embora tenham sido feitos esforços para reduzir o peso do motor de 931cc, a moto é pesada, uma vez que os 220 kg anunciados (peso a seco) devem subir bastante com o depósito de combustível de 20 litros pleno de combustível, superando certamente os 223 kg em ordem de marcha da Ducati DesertX.
No entanto, o poder de travagem vem na forma de pinças Brembo Stylema de quatro pistões, com disco dianteiro duplo de 320 mm e disco traseiro simples de 220 mm. Além disso, a moto também é equipada com ABS. O sistema de travagem é muito semelhante à DesertX de Bolonha, munida com disco duplo de 320 mm, pinças radiais Brembo monobloco de 4 pistões e Bosch Cornering ABS.
O motor é suspenso e integrado no quadro, uma estrutura de aço de viga dupla com um berço aparafusado e um subquadro de treliça em aço.
Na frente, a moto está equipada com rodas raiadas de 21 polegadas, conectadas ao quadro por via de uma forquilha telescópica Sachs invertida com bainhas de 48 mm e 220 mm de curso; a traseira recebe rodas de 18 polegadas conectadas a um braço oscilante de alumínio de um lado e um monoamortecedor Sachs. Também servida por um conjunto de rodas de 21 e 18 polegadas, a DesertX conta com uma forquilha invertida da japonesa Kayaba, com bainhas de 46 mm e curso semelhante, sendo atrás o amortecimento assegurado por um monoamortecedor Kayaba totalmente regulável (com ajuste remoto da pré-carga)conectado ao braço oscilante em alumínio.
Outras características da Lucky Expolorer 9.5 incluem o painel de instrumentos com ecrã TFT de 7 polegadas com conectividade Bluetooth/Wi-Fi e onde estão incluidas as ‘ajudas elerónicas’ do cruise control, controle de partida, controle de tração de oito níveis, sensor GPS e imobilizador embutido. A iluminação é totalmente LED.
Espera-se que a MV Agusta proceda ao lançamento oficial da Lucky Explorer 9.5 (junto com a irmã mais nova 5.5) no início do próximo ano… talvez depois dos dia 15 de janeiro em que termina o Rally Dakar 2023!?
Pontos de venda MV Agusta em Portugal:
0 comments