Motos elétricas da Can-Am lançadas em 2024
Antes do seu 50º aniversário, a marca Can-Am, propriedade do grupo canadiano Bombardier (BRP), está pronta para regressar às suas raizes de duas rodas, precisamente com novos modelos elétricos.
Embora seja hoje sobretudo conhecida pelos seus produtos de três rodas, a história da marca Can-Am começou realmente com duas em vez de três rodas. Bem, antes do seu próximo 50º aniversário, a marca está preparada para regressar às suas raízes, e desta vez também adoptará a propulsão eléctrica.
Estes planos foram anunciados pela empresa-mãe Bombardier Recreational Products (BRP) através do vídeo acima apresentado, no qual o grupo confirmou o seu primeiro impulso para a electrificação através da marca trike quirky.
“Esta nova categoria de produtos é extremamente importante para nós, e estamos entusiasmados por as motos Can-Am serem os primeiros modelos EV na linha eléctrica da BRP a serem confirmados aos consumidores”, disse José Boisjoli, Presidente e CEO da BRP.
No seu comunicado de imprensa, a BRP confirma que os primeiros modelos electrificados Can-Am de duas rodas deverão estar disponíveis em meados de 2024 em diante.
Construção modular
No coração da patente da BRP estão uma unidade de armazenamento de energia da estrutura e um módulo de acionamento de braço oscilante flexível. Ambos os elementos escaláveis podem ser usados para representar uma ampla variedade de conceitos de forma fácil e económica. O primeiro módulo, compreende uma estrutura tubular com uma cabeça de direção integrada e elementos fundidos, preparados na parte traseira para acomodar o motor elétrico. O quadro traseiro está encaixado aqui. A eletrónica de controle e a bateria, aparentemente refrigerada a ar, estão localizadas na parte inferior.
O módulo do braço oscilante de braço único serve também para alojar o sistema de transmissão com engrenagens que transferem o torque de tração para a tração traseira por meio de uma correia dentada. Um tensor de correia e encapsulamento completo garantem baixa manutenção e provavelmente baixas emissões de ruído.
Um suporte de mola central suporta o braço oscilante contra o quadro. Devido ao design modular, diferentes tamanhos de bateria e diferentes variantes de motor podem ser facilmente adaptadas. A geometria geral do quadro, pode ser facilmente influenciada pelo comprimento do braço oscilante e pelo ângulo de ataque do módulo do quadro.
Na patente, uma moto naked de desenho clássico e uma adventure parecem estar em projeto. Munida de uma forquilha invertida, a naked conta com jantes de liga leve, enquanto a moto de aventura tem rodas enraiadas. Estes dois modelos deverão ser os primeiros a surgir a partir de 2024, conforme anuncia a empresa através dos seus vários canais nas redes sociais.
0 comments