MotoBot – O novo companheiro de equipa de Viñales em 2018 ?
Será que a Yamaha, desde a apresentação em 2015, tem estado a trabalhar e a desenvolver o Projecto MotoBot ?
A invenção foi apresentada no salão do automóvel de Tóquio há um par de anos e Valentino Rossi chegou a subscrever um desafio de colocar à prova o MotoBot num futuro próximo.
O robot recebeu o sugestivo nome de Motobot. Não se tratava de uma moto robotizada, mas de um robot que está a ser desenvolvido para pilotar uma grande variedade de motos.
Não se sabe exactamente a nível de desenvolvimento o MotoBot chegou neste momento. A moto testada na altura teve que passar por pequenas modificações para suportá-lo. Na verdade, o Motobot não conseguia pilotar de modo totalmente autónomo há 2 anos atrás já que não podia deslocar o seu corpo para os lados para manter o equilíbrio nas manobras. Umas “rodinhas” tiveram que ser instaladas nas laterais da moto como solução nessa altura. Além disso, o Motobot não conseguia manter a estabilidade em velocidades abaixo de 5 km/h…
O robot já era então capaz de travar, acelerar, trocar as mudanças e executar tudo o que é necessário para a pilotagem da moto. A Yamaha afirmava que ele podia atingir 100 km/h mas o objectivo era de o fazer alcançar velocidades superiores a 200 km/h em 2017.
A versão inicial requer uma espécie de controle remoto para que uma pessoa possa orientá-lo. Para isso existe uma câmara instalada na cabeça do Motobot que envia imagens em tempo real para o operador. Mas os engenheiros da Yamaha afirmaram na altura que já estavam a trabalhar para que o robot pudesse guiar com base em sistemas de GPS e sensores.
Também está estabelecido como objectivo que o Motobot possa pilotar sem necessidade de adaptações na moto ou de acessórios de estabilidade. Nessa fase, o Motobot poderá, por exemplo, ser retirado de uma moto e colocado em outra com características diferentes sem grandes dificuldades.
Pode até ser que em um futuro distante seja trivial nos depararmos com um robot pilotando motos por aí, mas esse não é o objetivo da Yamaha, não com este projeto. Tal como o Asimo, o robô doméstico que a Honda tem vindo a desenvolver há mais de 15 anos, o Motobot está a ser criado, fundamentalmente, para abrir portas para novas tecnologias.
Nesse sentido, a companhia japonesa espera, por exemplo, aplicar os recursos desenvolvidos para o Motobot em projetos de veículos autónomos ou usar o robot como piloto para testes de novas motos.
Assim o Valentino e o Viñales podem ficar mais descansados… ou talvez não.
Vejam o filme… https://youtube/4dUb5T7DU-Q
0 comments