Moto ou Bicicleta ? É uma Vintage Electric…
As bicicletas já não são só para o verão… e se nas motos existe uma tendência marcante que se vem afirmando com contornos vintage, abraçada pela maioria das marcas mais importantes no sector, pois também nas bicicletas, que cada vez mais começam a estar na moda e a ser uma alternativa de facto em mobilidade urbana, sobretudo agora que ao acrescentarmos um motor eléctrico nos permitem ultrapassar obstáculos e percursos mais exigentes, também de bicicleta podemos agora alinhar com as tendências e chegar a qualquer lado do bairro ou da cidade e sermos invejados pelo estilo da nossa montada.
Exacto… existe uma empresa que nasceu em Silicon Valley, a Vintage Electric, que fabrica as bicicletas elétricas mais cool do mercado… e num estilo totalmente vintage. Inspiradas nas bicicletas que se produziam no tempo da II Grande Guerra e produzidas dentro de parâmetros da mesma robustez, para durarem, como refere um dos seus fundadores e poderem passar de geração em geração.
Os modelos são já 4 com diferentes opções e acessórios que permitem uma personalização ao gosto de cada um e em função do objectivo da sua utilização. Foquemo-nos no entanto naquelas que nos deixam a questionar se não serão mais motos do que bicicletas ou antes, e para recuperar uma designação também ela vintage, se não poderemos classificá-los mesmo como “ciclomotores”.
As versões Tracker e a nova versão Scrambler que pelas suas designações não podem estar mais de moda pois vão de encontro aos conceitos mais em voga que encontramos no sector das motos clássicas actuais.
Quando olhamos para uma Vintage Electric o elemento que de imediato sobresai é sem dúvida alguma as baterias no centro do quadro que imitam perfeitamente o formato de um motor V-Twin e claro que o objectivo é esse mesmo. Com um formato triangular e um acabamento em alumínio onde se destaca o V de Vintage, as baterias estão perfeitamente enquadradas no estilo do Ciclomotor e contribuem em definitivo para o look vintage do mesmo. As baterias têm uma potência de 1.12 KWh e proporcionam uma autonomia de quase 120Km a uma velocidade média de 32 Kmh. A velocidade máxima pode no entanto atingir os 60Kmh em “Race Mode” ( Wow ).
O motor montado na roda traseira tem uma potência de 3 kW As suspensões estão à altura das prestações das Vintage Electric e os travões de disco hidráulicos também. Toda a informação necessária é-nos fornecida através de um LCD colocado no lado esquerdo do guiador. Os pneus são Schwalbe e os punhos em pele castanha e o selim complementam o look vintage do conjunto.
O quadro é em alumínio Hydroformed, à semelhança de muitas motos.
A Vintage Electric tem uma lista de acessórios opcionais que permitem personalizar as suas bicicletas ( designadas nos US por “Pedelecs” , bicicletas a pedal com motor elétrico ) desde suportes para bagagens, malas laterais, alforges, cadeados, estojo de ferramentas…. tudo dentro do necessário look vintage.
Os preços não são muito diferentes daqueles que habitualmente pagamos por uma bicicleta elétrica topo de gama e variam entre os 5.000 e 6.000 euros. Assim sendo ficamos na dúvida se uma Vintage Electric Tracker ou Scrambler não serão uma opção a considerar na hora de decidirmos procurar uma solução para a nossa mobilidade quotidiana… sabendo que talvez um dia os nossos netos iriam ter o mesmo prazer de a utilizar.
Galeria de Imagens
0 comments