KTM RC 8C a caminho da Austrália e Nova Zelândia
A KTM surpreendeu o mundo quando apresentou a KTM RC 8C somente para pista em junho do ano passado. Na altura, foram entregues 100 motos na Europa, mas à Austrália e Nova Zelandia só em outubro vão ser disponibilizadas as primeiras 24 unidades.
A introdução da RC 8C assinalou o regresso da empresa austríaca ao segmento supersport após a descontinuação da 1190 RC8. Na altura, apenas 100 unidades foram entregues na Europa a alguns felizardos que fizeram a pré-encomenda do modelo de produção muito limitada.
Os residentes na Austrália e Nova Zelândia, só a partir de agora vão a receber as primeiras 24 unidades do fabricante de Mattighofen. De acordo com a KTM, os pedidos online para a RC 8C serão abertos a partir de 19 de outubro de 2022.
A KTM RC 8C é alimentada por um bicilíndrico paralelo de 899 cc que produz 128 cv, exatamente o mesmo motor de 889cc da naked 890 Duke. Quando a marca austríaca anunciou a RC 8C como semelhante a uma moto de corrida, referiam-se especialmente a toda a sua carenagem e sobre-estruturas de fibra de vidro reforçadas com carbono, inspiradas fortemente na MotoGP RC16 da Red Bull KTM Factory Racing. A KTM RC 8C pesa apenas 140 kg, sendo assim 26 kg mais leve que a Yamaha YZF -R25!
Debaixo das suas vestes laranja aloja-se o motor LC8 DOHC duplo paralelo de 889 cc com oito válvulas (retirado da 890 Duke R) assente num quadro treliça de aço tubular.
A RC 8C conta com uma forquilha WP Apex Pro 7545 dianteira de 43mm e de cartucho fechado feito à mão, montado pela mesma equipa responsável pelo fabrico e manutenção da suspensão da RC16. O amortecimento posterior é gerenciada por um monoamortecedor WP APEX PRO 7746 equipado com ajustes separados de compressão e retorno, para que a moto se adapte às necessidades de todas as pistas de corrida.
Outros recursos interessantes incluem o depósito de 16 litros, as rodas forjadas Dymag com pneus slick Pirelli SC1 e um par de pinças Brembo Stylema, a bomba de travão radial Brembo 19RCS Corsa Corta e os escape de titânio Akrapovic.
Imaginem o que não seria um troféu de velocidade em Portugal exclusivo para a RC 8C!
0 comments