KTM 890 ‘SMT’ 2024: Uma nova Supermoto em desenvolvimento
Fotos-espia de uma nova 890 ‘Supermoto Touring’, mostram a intenção clara do fabricante de Mattighofen em criar uma nova variante das suas peso médio. Munida do mesmo motor LC8c de 889 cc da 890 Adventure, a 890 ‘SMT’ mostra um pára-brisas mais alto e um depósito redesenhado.
Depois de descartar o seu motor de 490cc e trabalhar numa nova unidade de 990cc e 690cc, a KTM ainda tem alguns planos para sua gama 890. As fotos reveladas pelos nossos colegas da CycleWorld foram tiradas em Espanha , um popular destino de desenvolvimento no inverno para as marcas europeias graças ao bom clima que por lá existe durante todo o ano.
A combinação do guiador, suspensão alta e posição de pilotagem espaçosa de uma moto de aventura com a aderência e o manuseio oferecidos pela suspensão e pneus com foco no asfalto sempre foi atraente, sendo habitualmente o ponto de partida para a concepção de modelos da tipologia Supermoto que a KTM designa habitualmente na fase produção com as letra ‘SMT’ (990 Supermoto Touring, 2009–2013) ou ‘SMC’, rivalizando com motos como a Hypermotard da Ducati ou F900 XR da BMW.
Mas a ideia de combinar a suspensão e rodas de estrada com uma postura de moto de aventura não é nova. A Yamaha foi indiscutivelmente pioneira nos anos 90 com a TDM e a Multistrada original da Ducati confirmou o conceito uma década depois. A KTM 990 Supermoto de 2009 foi elogiada pela sua capacidade de combinar o equilíbrio e a diversão de uma supermoto com a praticidade de uma moto de aventura, mas a verdade é que teve uma vida relativamente curta, desaparecendo da gama após o modelo de 2013.
A nova Supermoto
A KTM 890 Adventure e a Adventure R parecem ‘emprestar’ muitas peças a esta nova 890. O principal elemento novo da SMT é o depósito de combustível, que não herda os depósitos duplos montados na lateral e rebaixados da 890 Adventure. Em vez disso, o depósito é montado em um local convencional acima do motor, como na 890 Duke, mas é um novo design, feito para se adequar à carroceria e aos painéis laterais do 890 Adventure. Por outro lado, a secção traseira e o sub-quadro provêm diretos da 890 Adventure, assim como o assento.
O quadro, motor, escape e a maior parte da ciclística são da 890 Adventure de última geração – atualizada apenas para 2023 com novo estilo. No entanto, a suspensão WP vocacionada para a estrada, os travões dianteiros e as rodas de liga fundida de 17 polegadas são mais parecidas com os componentes da naked 890 Duke. Um pára-brisas mais alto e um guarda-lamas dianteiro mais alto deverão favorecer um desepenho mais confortável em estrada.
Sendo o escape com um desenho em tudo semelhante ao da 890 Adventure, isto também nos indica que a 890 SMT receberá uma potência semelhante ao motor LC8 de 889cc empregue na moto de aventura, ou seja, na orla dos 103 cavalos. Espera-se no entanto que a 890 SMT tenha uma vida útil relativamente curta antes de evoluir para uma 990 SMT – provavelmente com o motor de cilindros paralelos LC8c de próxima geração que a KTM tem experimentado numa variedade de protótipos que se acredita ser uma versão “990″ com capacidade próxima a 1000cc. No que respeita ao peso, não deve estar muito distante dos 196 kg que a marca austríaca declara para a 890 Adventure.
0 comments