Jawa RVR 500: Fruto da nova aliança com a Bristol
Esta não é a primeira vez que falamos da Bristol Veloce 500, uma vez que já o tinhamos feito quando esta retro-scrambler ‘deu à costa’ pela primeira vez nas Filipinas em dezembro de 2020. Mas então, o que há de novo? Em primeiro lugar, estamos a falar da mesma moto, mas o nome que vemos sobre o depósito é outro…
A Jawa que é uma marca de origem checa e agora de propriedade da Índia, decidiu fazer uma aliança estratégica que pode trazer benefícios interessantes. A moto que vemos nas fotos é uma naked com motor 500 bicilíndrico, perfeita para nossa licença A2. A Bristol Motorcycles foi fundada nas Filipinas em 2018. O objetivo era vender motos com uma estética retro com um toque europeu. Os modelos da Bristol abrangem motos naked, retro, cruiser e off-road. Outro ponto forte da empresa são os seus preços competitivos, graças ao uso de material chinês – hoje de muito maior qualidade do que era oferecido há uma década atrás.
A Jawa chegou a um acordo com a Bristol para vender o que é na verdade uma Bristol Veloce 500 em seu nome . Algumas marcas asiáticas às vezes foram acusadas, não sem razão, de copiar os designs de outros fanricantes. Neste caso, a Jawa decidiu buscar formas de cooperação em vez de imitar.
No caso da Jawa RVR 500, esta será produzida pela Bristol nas Filipinas e depois as unidades serão enviadas para a Índia para serem vendidas no mercado local. Em 2021, a China tinha uma população de 1.412 milhões de pessoas, mas a Índia não ficou muito atrás com 1.391 milhões. Para colocar estes números em perspectiva, basta dizer que a União Europeia tem 447 milhões! Assim, facilmente se percebe porque razão todos os fabricantes estejam focados nos mercados chinês e indiano.
A cooperação entre a Jawa e Bristol é um benefício para ambas as empresas. A Jawa adquire um modelo e uma tecnologia que não possui e pode vender a RVR 500 como se fosse sua. Por seu turno, a Bristol consegue um cliente poderoso e a economia de escala, por fabricar um número maior de unidades, reduzirá os custos. Isso significa poder vender a Bristol nas Filipinas e a Jawa na Índia a um preço mais competitivo.
E o Velho Continente?
A Jawa RVR 500 deve chegar à Europa importada pela empresa checa Jawa Moto. O preço do modelo deverá rondar os 6.500 euros. De referir que a Jawa Moto já vende modelos de 350 e 500 cc na República Checa, ambos de origem chinesa. Dai a chegarem ao nosso mercado, só o tempo e o destino nos podem dar a resposta desta nova moto que viria do Leste Europeu e será fabricada nas Filipinas pela Bristol. De qualquer forma, hoje as alianças são a chave do sucesso de muitos fabricantes.
Esperemos que não só no preço como na qualidade isto seja vantajoso para nós quando ela chegar ao nosso mercado… como Jawa ou Bristol!
0 comments