Honda prepara veículo de 3 rodas com controle de inclinação
Há algum tempo atrás, a casa de Tóquio registou uma patente para um “triciclo oscilante de duas rodas dianteiras” e parece estar a desenvolvê-lo com um sistema auxiliar de travagem automática e tecnologia de controle de rotação.
Foi em 2015 que surgiram os primeiros rumores de uma moto de três rodas desenvolvida pela Honda e no 44º Salão de Tóquio desse ano foi apresentado um protótipo (foto acima), movido por um motor de quatro cilindros opostos, mas desde então, nada a nível oficial foi mais falado sobre isso.
Acontece que há alguns meses, a Honda registou uma patente para um “triciclo oscilante com duas rodas dianteiras” com tecnologias de suporte para travagem automática e controle de rotação. Uma vez concluído, o dispositivo pode revelar-se particularmente útil em combinação com o cruise control adaptativo, porque a intervenção automática que adapta a velocidade à do veículo da frente pode perturbar a atitude de uma moto, especialmente se esta estiver inclinada e a acção for repentina.
A patente fala de um “dispositivo de auxílio à rotação” que auxilia na inclinação das duas rodas dianteiras e, portanto, de todo o veículo; calcula o binário necessário para manter a sua inclinação, velocidade e outros parâmetros, e atua automaticamente aplicando a ação a um dos braços de suspensão.
Maior segurança em baixas velocidades
A direção normalmente é livre e as duas rodas dianteiras ficam livres, portanto a direção fica inteiramente nas mãos do condutor; o sistema só intervém nos casos em que é necessário manter o veículo na posição vertical e manter a correta inclinação, aumentando a estabilidade.
Segundo rumores, esta tecnologia intervém com maior incidência em baixas velocidades e fica mais leve em altas velocidades, onde a estabilidade é garantida pelo maior efeito giroscópico das rodas. Ainda é cedo para levantar a hipótese de sua aplicação numa moto de produção, mas quando isso acontecer será mais um passo em frente no campo da segurança.
No entanto, não podemos deixar de equiparar muitas das funções e tecnologia deste sistema, sem fazer uma analogia ao sistema empregue pela Piaggio nas suas MP3 de 3 rodas – marca com a qual a Honda sempre teve um excelente relacionamento em Itália. Já no que respeita ao sistema de inclinação da Yamaha nas suas Niken GT, as diferenças são significativas e não nos parece que o maior fabricante mundial estivesse disposto a investir num sistema significativamente mais caro de produzir. Talvez sim, semelhante à Tricity 300!?
0 comments