Honda NX650 Rally HB-Custom: Uma Dominator de volta aos trilhos

By on 13 Abril, 2023

Dar um novo sopro de vida a uma Honda NX650 Dominator de 1989 foi o propósito do alemão Holger Breur da HB-Custom, com o objetivo específico de juntos enfrentarem o Trans Euro Trail.

Fotos HB-Custom, Instagram, de Emayat Wahab

O Trans Euro Trail é uma rota de aventura de 80.000 km, 64% dos quais são percorridos em estradas de terra. É uma espécie de rali de navegação virtual – os participantes podem baixar rotas de GPS gratuitas, que se estendem do Círculo Polar Ártico até a África, e enfrentá-las no seu lazer, pouco a pouco. E esta Honda pareceu-lhe perfeita para isso.

Holger inspirou-se um pouco na Husqvarna 701 Enduro de um amigo, que havia sido equipada com uma torre de navegação de reposição. As conversões da ‘Husky’ 701 são comuns na Alemanha e as peças para elas são fáceis de encontrar. Mas esse não é o caso da Dominator.

É por isso que a torre de navegação nesta moto é uma mistura de peças reaproveitadas, modificadas e únicas. Holger começou com um punhado de bits KTM e depois juntou-os a vários itens personalizados. O pára-brisas real vem da Rade Garage, uma empresa perto de Praga especializada nesse tipo de equipamento.

Para iluminar o caminho Holger utilizou um par de faróis Hella. A torre de navegação é flanqueada por um par de painéis feitos à mão que unem tudo. O layout atrás da tela é organizado e prático. Um painel Koso digital fica na frente e no centro, com um suporte para smartphone mais alto para navegação.

Também em jogo está um kit de guiador Magura, equipado com punhos confortáveis ​​estilo rali, protetores de mão e novos interruptores. A manete de travão é outra parte Magura, foram instaladas um ar de peseiras aderentes da KTM, mas teve que modificar os suportes de fixação para acomodá-las.

A maior parte da cobertura é na verdade de origem, mas todo o pacote foi um pouco refinado, instalando Holger um assento mais cómodo e com novo estofamento novo, o guarda-lamas dianteiro é da portuguesa Polisport, enquanto o guarda-lamas traseiro é original, com a adição de um par de alças para arrastar a moto para fora de locais difíceis.

As rodas também são de origem, mas foram revestidas com pó e recolocadas com raios de aço inoxidável. Outras atualizações incluem os discos de travão Brembo, os pneus offroado da Michelin e proteções para os travões dianteiro e traseiro. Em termos de amortecimento, Holger atualizou os garfos de fábrica com novos componentes internos ajustáveis ​​e trocou o amortecedor traseiro por uma unidade YSS totalmente regulável.

O alemão reconstruiu o motor e instalou um carburador Mikuni TM40, fabricou um sistema de escape dois-em-um-em-dois e complementou-o com silenciadores de titânio Leo Vince, projetados para a série Honda CRF. Toda a electrónica é nova, construída em torno de uma unidade de controle da Axel Joost Elektronik na Alemanha.

A decoração do Dominator é simples, mas altamente eficaz. Holger fez um grande esforço para adicionar uma sensação de autenticidade aos gráficos. Os logotipos Honda ‘Wing’, o logotipo do assento e o ‘PRO-LINK’ no braço oscilante são sucessos óbvios. Observando mais de perto vemos ainda o logotipo ‘Rally Touring’ da Honda nas tampas laterais; um gráfico que adornou inúmeras Honda Transalps e Africa Twins ao longo dos anos.

O mais irónico de tudo é que Holger não vai participar na Trans Euro Trail. Mas já tem na oficina outra NX650 pronta customizar – indo disponibilizar esta moto para a sua namorada… ou vendê-la.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments