Harley-Davidson coloca LiveWire na bolsa e faz acordo com a Kymco
A Harley-Davidson tornou-se o primeiro fabricante de motos elétricas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Além disso, um acordo com a Kymco deverá dar origem a um motor elétrico de segunda geração para a LiveWire.
As notícias que vêm da casa de Milwaukee são fortes e dizem respeito ao seu futuro elétrico. Primeiro, o fabricante americano decidiu colocar a LiveWire na Bolsa de Valores, o que sucede pela primeira vez com uma empresa de motos elétricas nos Estados Unidos. Esta entrada pode resultar em recursos líquidos de 545 milhões de dólares, que serão usados para financiar o desenvolvimento de novos produtos. Além disso, a empresa de Milwaukee, anunciou também uma unidade de potência de segunda geração para a LiveWire.
Para financiar o projeto LiveWire, a Harley-Davidson está prestes a entrar num acordo com a Kymco e a ABIC , também conhecida como AEA-Bridges Impact Corp, uma empresa de aquisições. Esta última investirá 400 milhões de dólares, enquanto a Harley-Davidson e a Kymco vão colocar na nova empresa de motos elétricas LiveWire 100 milhões cada uma. A Harley-Davidson manterá uma participação de 74% na LiveWire, os acionistas da ABIC deterão 17,3% e a Kymco 4,3%. Por fim, 4,3% são destinados aos fundadores da ABIC, John Garcia e Michele Giddens.
Jochen Zeitz, presidente e executivo-chefe da Harley-Davidson, manterá as mesmas funções na LiveWire até dois anos após a transação – que deve estar concluída no primeiro semestre de 2022 -, com Ryan Morrissey como presidente da empresa.
A chegada de novos fundos irá, conseqüentemente, permitir expandir a gama de produtos LiveWire. A One continuará a ser o modelo premium da marca, e em breve será seguido pelos modelos LiveWire S2 (System 2), S3 e S4 . Deste ponto de vista, deve ser analisada a chegada da nova unidade de força Arrow : um sistema modular que será compartilhado entre vários modelos. Combina um motor , uma bateria , um inversor e um carregador de bordo que pode ser usado em diferentes configurações. O pacote de bateria usará células de alto volume e será adaptável a uma ampla gama de tensões (50, 100, 350, 400+) e desempenho relacionado.
A nova unidade elétrica Arrow terá o seu próprio sistema de arrefecimento, a ar ou líquido conforme necessário, sendo totalmente integrado ao quadro e suspensão. A LiveWire S2 será a primeira moto a aproveitar as vantagens da arquitetura do sistema modular Arrow.
0 comments