Furtos de motos aumentam 15% em França

By on 14 Março, 2022

Por terras gaulesas, gerou-se em 2021 um aumento na frequência de roubos de veículos de duas rodas. Os alvos são principalmente scooters, mas a frequência de roubos de motos aumentou 15,2%. A Honda X-ADV e PCX 125 são as mais procuradas pelos amigos do alheio.  

Depois de ver a crise sanitária de 2020 apresentar um declínio em relação aos resultados de 2019, o número de veículos roubados em 2021 subiu muito ligeiramente em França, com um aumento de 1% para um total de 122.700 veículos roubados. Esse número permanece inferior ao dos anos anteriores ao Covid, mas permanece alto, pois equivale a um roubo a cada quatro minutos na França. O custo também permanece alto, uma vez que representa 780 milhões de euros em reembolso para as seguradoras.

20 vezes mais roubos de veículos de duas rodas

Nos carros, os SUV’s (64,6% dos furtos) são os veículos mais ‘requisitados’ pelos amigos do alheio, assim como os carros citadinos, sobretudo para serem despojados de suas peças. Particularmente vulneráveis ​​a roubos, por serem facilmente movimentadas, principalmente quando não estão presos a um ponto fixo, os veículos de duas rodas continuam a ser um alvo fácil. Por cada 2,4 carros particulares roubados para cada 1.000 veículos, há 55 veículos motorizados de duas rodas que desaparecem.

Os métodos de roubo mudaram muito pouco, consistindo a grande maioria em aproveitar falhas na eletrónica do lado automóvel, ou sequestro nos veículos de duas rodas. Uma vez roubados, 44% dos veículos ficam escondidos no subsolo ou em área coberta, opção que se justifica pela contra-localização através de redes GSM ou GPS.

Se a maioria dos furtos antes era para desmontar as máquinas para revender as peças, os ladrões de duas rodas agora seguem as mesmas práticas dos ladrões de carros. Em vez de se preocupar em roubar um veículo inteiro, agora tiram diretamente com as peças de que precisam. Esta tendência é cada vez mais observada em motos e scooters, onde os elementos mais sujeitos a quebra em caso de colisão ou os mais caros para adquirir estão a desaparecer: medidor TF , silenciador, espelhos, elementos da ciclística, etc.

Alguns conselhos:

  • Os roubos de Top-cases e alforjes são sempre importantes, por isso é aconselhável evitar ao máximo deixar objetos de valor.
  • Embora seja impossível evitar 100% o roubo de um veículo de duas rodas, é importante maximizar a segurança do seu veículo para deter os ladrões. Isso envolve o uso de uma trava mecânica certificada (cadeado) que será fixada num ponto fixo para evitar a remoção. Usar um rastreador GPS (e ainda mais na próxima geração) também aumenta as possibilidades de encontrar o veículo de duas rodas que for roubado.

Veículos de duas rodas mais furtados em 2020 (França):

1º Honda X-ADV        

2º Honda PCX 125     

3º Yamaha TMAX (500, 530 e 560)  

4º Honda Africa Twin (1000 e 1100)

5º Honda Forza 125

6º Yamaha Tracer 900GT

7º BMW R 1200/1250 GS

8º Piaggio Vespa 125

9º Triumph Street Triple (675 e 765)

10º Piaggio MP3 350LT

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments