Ducati Monster S4 de 160 cavalos, by Black Cycles
Continuando a nossa ronda pelas melhores oficinas de customização, fomos encontrar uma Ducati S4 de 2001, praticamente irreconhecível.
O mais recente trabalho da Black Cycles faz um ampla exibição de peças cromadas e polidas, revela um turbocompressor Garrett e um conjunto totalmente revisto que resulta num visual espetacular.
Noel Muller, de Brisbane, Austrália , é um dos customizadores de motos mais criativos da Austrália. A sua ‘oficina’ responde pelo nome de Black Cycles, marca já popular nos quatro cantos do planeta. Os seus trabalhos vão desde uma Yamaha XT 500 a uma bobber baseada na Triumph, sendo o seu último projeto baseado numa Ducati Monster equipada com turbocompressor.
Como tudo começou
O cliente da Black Cycles tinha comprado a sua Ducati Monster S4 em 2001. E como costuma acontecer, tudo começou com uma pequena reparação: uma fissura no depósito deu origem a uma série de reparações pós-venda, que não foram totalmente bem-sucedidas, acabando no final por levar a moto a Noel Muller. A Monster S4 foi então completamente modificada.
Noel moldou os painéis em alumínio e de seguida encomendou rodas de raios sem câmera feitas sob medida da Kineo. Enquanto aguardava o embarque das peças de Itália, Simon também propôs ao cliente a instalação de um turbocompressor na Monster e, surpreendentemente, a ‘provocação’ foi aprovada.
A versão definitiva
Após isto, tudo foi desmontado novamente. Na parte superior, no lugar do depósito, o alumínio passou a cubrir aos cilindros, a válvula do turbocompressor, a bateria e o sistema elétrico. Um novo depósito de gasolina com capacidade para 11 litros foi colocado, assim como uma bomba de gasolina.
Com um turbocompressor revestido de cerâmica da Garrett, equipado com um filtro de ar da K&N, Noel também teve que redesenhar o sistema de escape. Enquanto isso, o desmo refrigerado a água que veio da lendária Ducati 916 (cerca de 100cv na versão original), foi reformulado por Theo na Bike Therapy. A propósito, a compressão foi reduzida para 9:1 para tornar o motor turbo compatível. A potência subiu assim para 160 cavalos de potência.
Outras mudanças
O quadro tubular de aço foi encurtado na parte traseira , enquanto o grande braço oscilante unilateral de alumínio foi cromado e outras partes polidas. A Carmans Auto Trimmers forneceu um novo assento, a HEL Performance trabalhou nas linhas para fluido e óleo de travão, cabos e cablagens foram refeitas. O resultado está à vista e, certamente, com o resnascimento de uma Monster S4 brutal, magnífica, muito distinta do modelo original.
0 comments