Ducati anuncia a “Final Edition” da sua 1299 Panigale
O fim de uma Era de reinados do V-Twin da Ducati
A 1290 Panigale R Final Edition não marca apenas o fim de toda uma época onde o seu motor V-Twin foi a base das suas sucessivas motos – marca também o fim do V-Twin na competição.
Durante cerca de 30 anos a Ducati conseguiu 330 vitórias em provas de Superbikes no entanto o desenvolvimento dos motores da concorrência não estão a deixar espaço de de evolução pra o seu V-Twin sendo que as últimas versões já nada têm a ver com os motores das suas motos de estrada.
A Ducati tinha já consciência há algum tempo que teria que evoluir e a evolução lógica seria a de apostar no tão falado motor de 4 cilindros em V que o CEO da Ducati, Claudio Domenicalli, afirmou há pouco tempo já estar em desnvolvimento e que brevemente irá montar as suas motos de competição.
Para marcar este momento, tão relevante da sua história, a Ducati decidiu lançar uma última versão da sua emblemática 1290 Panigale, em edição limitada, a qual apelidou de “Final Edition”, moto que será certamente muito cobiçada por colecionadores de todo o mundo.
MOTOR
O motor da Panigale R Final Edition é uma variante do motor montado na Superleggera pelo que partilha a maioria dos seus componentes. A diferença está apenas em pequenos pormenores tais como a ausência de parafusos de titânio e a substituição dos colectores de alumínio por aço.
QUADRO E SUSPENSÕES
O quadro é a versão leve em alumínio do quadro da Panigale R em substituição da versão em carbono da Superleggera. A suspensão é uma Ohlins totalmente ajustável idêntica à da Panigale R.
ESCAPE
O escape da Final Edition é um trabalho fantástico da Akrapovic, fabricado em titânio, e semelhante aos montados nas motos de competição do WSB. Incrivelmente a Ducati Panigale R Final Edition é compatível com norma Euro 4 pelo que estes modelos exclusivos poderão estar à venda até 2020, realidade pouco provável já que irão desaparecer dos sus concessionários num instante dada a sua exclusividade e histórico.
GRAFISMOS e PINTURA
A pintura tricolor é uma imagem de marca da Ducati e apenas as jantes pintadas em vermelho saem fora dessa referência. Mais bela impossível. Apressem-se pois a reservar a vossa Panigale R Final Edition pois apesar de um preço algo elevado será um investimento seguro que se irá valorizar ao longo dos tempos.
GALERIA
0 comments