CFMOTO 800 MT-X a um pequeno passo da produção
Ainda que na EICMA 2023 do Salão Internacional de Milão, a 800 MT-X fosse apenas um protótipo oficial, a suposição tornou-se uma certeza quando a marca chinesa apresentou os desenhos para o registo do projeto .
Em novembro, não foram revelados muitos pormenores, mas a moto era evidentemente baseada no motor duplo paralelo KTM LC8c , que já está montado nos modelos da empresa de Hangzhou. Tudo acontece dentro de uma joint venture com os austríacos, para quem a CFMOTO produz há muito tempo estes motores que equipam modelos da empresa de Mattighofen.
Assim, a versão de 799 cc usada para os níveis de entrada da 790 Duke e 790 Adventure também foi adotada para as motos chinesas, ao contrário das versões de 889 cc (“890”) e 947 cc (“990”) reservadas para as KTM’s de topo de gama.
Semelhanças com a KTM 790 Adventure
Forma final da 800 MT-X Concept da CFMOTO
KTM 790 Adventure
Enquanto a 800 MT é decididamente orientada para o uso em estrada e turismo, a 800 MT-X será a versão mais dirigida para o off-road, com forma e conteúdo muito próximos da KTM 790 Adventure. E não só para o motor. O quadro em tubo de aço é estruturalmente muito semelhante e a mesma configuração também é usada com o depósito rebaixado, que permite manter o centro de gravidade muito baixo. O assento mais longo obriga a sentar com as pernas afastadas, o que resulta em maior dirigibilidade e movimentos corporais mais fáceis, o que é muito apreciável ao dirigir seriamente fora de estrada.
Rodas enraiadas de 21 e 18 polegadas
As rodas enraiadas com medidas de estrada de terra , 21″ dianteira e 18″ traseira , também permaneceram da moto exposta no Salão de Milão , ao contrário da meia-irmã austríaca que monta a combinação 19″/17″. O display TFT de 8”, a ciclística e o novo farol vistos no EICMA também foram trazidos para a versão de produção .
O escape da Akrapovic apresentado em Itália deu lugar a um escape produzido na CFMOTO, notando-se ainda pequenas diferenças na componente ciclística, como as tampas dos discos de travão que desapareceram, enquanto o guarda-lama dianteiro e as alças do passageiro bem ajustados e um assento diferente, foram adicionados.
A julgar por estes novos desenhos, o Concept visto em Milão mostrou quase tudo do que podemos esperar deste novo modelo. Por fim, sobre a sua chegada ao mercado, tudo aponta para que não demore muito a chegar aos potenciais interessados, até porque a entrada em produção da 800 MT-X está prestes a acontecer.
0 comments