CFMOTO 1250NK: Maxi-naked com corpo e alma europeia
Depois de em março de 2023 terem sido vistas as primeiras imagens de patente da 1250NK, agora há mais dados sobre esta naked de grande cilindrada, nascida da estreita colaboração da CFMOTO com a KTM.
Nos últimos cinco anos a CFMOTO trabalhou de forma concisa para chegar onde está hoje. Com isto vai tendo uma gama cada vez mais completa, e onde os seus modelos continuam a melhorar geração após geração em todos os aspectos. Entre outras coisas porque tem vindo a reforçar a sua relação com a KTM, resultando numa situação muito benéfica para ambas as marcas.
As imagens da patente detalham no que a marca asiática está a trabalhar e qual o objetivo a alcançar. Uma naked de alta cilindrada, claramente inspirada na Super Duke da KTM deverá ser num futuro não muito longínquo, uma novidade na gama da empresa chinesa. O motor é o mesmo que o modelo austríaco utiliza, o conhecido bicilíndrico LC8 embora com algumas modificações por parte da CFMOTO para conseguir a performance desejada. De referir que este mesmo motor já é utilizado na 1250 TR-G, uma touring já vendida no mercado asiático – nomedamente por algumas forças policiais.
Prevalecem as formas exibidas pelo Concept V.02 NK que a marca apresentou no EICMA 2017 (imagem acima). De acordo com as novas imagens publicadas pela Cycleworld, vemos alguns detalhes mais específicos que têm a ver tanto com o quadro e partes da cobertura, como o sistema de refrigeração que irá equipar um radiador frontal curvo com duas ventoinhas instaladas na parte inferior do mesmo.
Por sua vez, o quadro tubular é bastante semelhante ao que outros modelos da marca apresentam atualmente, incluindo a 800NK. O subquadro traseiro também segue igual formato, mas o mesmo não acontece com o braço oscilante de um só lado, que continua a manter o design que o protótipo inicial tinha.
Outros detalhes do seu design referem-se às formas da sua carroçaria, onde se destacam as saídas de ar laterais integradas no depósito. A travagem tem a assinatura da Brembo, enquanto o suporte de matrícula fica ancorado na roda traseira, sendo possível de ver uma grande saída de escape lateral.
Observando o design final, ainda não confirmado pela marca, a CFMOTO 1250NK parece ir buscar alguma dose de inspiração à Ducati Diavel, servindo-se de uma mecânica com provas dadas na austríaca Super Duke. Inspiração europeia sem sombra dúvida.
Imagens: Cycleworld
0 comments